Comissão discute o combate à violência contra crianças
Segundo dados de 2017, mais de 20 mil casos de abuso ou exploração foram denunciados pelo serviço Disque 100.
10/05/2019 - 16:45A proximidade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes motiva audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima terça-feira (14/5/19), às 9h30, no Auditório José Alencar. A data é celebrada em 18 de maio.
O debate acontece por solicitação do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais (FEVCAMG). O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT).
Dados do serviço Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram recebidas por telefone mais de 20 mil denúncias desse tipo, em todo o País. A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre as quais o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, em que o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.
Convidados – Foram convidados a participar da reunião representantes do Ministério Público de Minas Gerais, do Fórum Mineiro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares, da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, da Associação Circo Belô - Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Rede de Adolescentes do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.