Comissão de Transporte ouve queixas contra Expresso Gardênia
Empresa foi a última colocada em pesquisa de satisfação realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.
14/05/2019 - 16:35As queixas de usuários com relação aos serviços prestados pela empresa Expresso Gardênia, que atua no transporte intermunicipal e interestadual em Minas Gerais e em São Paulo, serão discutidas em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, na quinta-feira (16/5/19), a partir das 10 horas. A reunião ocorrerá no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Autor do requerimento de audiência pública, o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) afirma que o agendamento atende à mobilização da população de municípios do Sul de Minas, que até já organizaram abaixo-assinados com reclamações relativas às más condições dos veículos e aos riscos para a segurança dos passageiros.
“Nosso objetivo com esse debate é dar espaço para a população mostrar os problemas com a prestação de serviços da Gardênia e tentarmos construir uma solução que beneficie os usuários”, afirma o deputado.
De acordo com a 4ª Pesquisa de Satisfação dos Usuários da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Expresso Gardênia foi a última colocada entre 138 empresas de transporte interestadual de passageiros de todo o País. Em um índice de 0 a 100, ela foi a única a obter uma pontuação abaixo de 50.
A pesquisa publicada pela ANTT foi realizada entre dezembro de 2017 e junho de 2018, ouvindo 21.480 usuários. A Expresso Gardênia obteve uma pontuação de 48,9. Entre os diversos quesitos pesquisados, sua pior avaliação foi em conservação (34,8), seguido de preço (37,2) e pontualidade (39,7).
De acordo com o site da Expresso Gardênia, a empresa foi criada em 1964 e atende mais de 150 municípios, transportando mais de 6 milhões de pessoas por ano. Além de atuar no transporte rodoviário estadual e interestadual de passageiros, também oferece fretamentos e transporte de cargas.
Entre os convidados para a reunião, está o diretor da empresa, José Eustáquio Guido.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.