Entidades representativas, que provocaram a reunião, lutam pela valorização da profissão - Arquivo ALMG

Artesanato do Jequitinhonha será tema de debate

Em audiência, artesãos discutirão planejamento a longo prazo para o setor.

06/05/2019 - 15:50

Debater o desenvolvimento do setor de artesanato mineiro e o impacto da reforma administrativa sobre ele, por ocasião dos 20 anos da Feira de Artesanato do Jequitinhonha na UFMG. Esse é o objetivo de reunião da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que acontece na próxima quarta-feira (8/5/19) às 9 horas, no auditório da reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha).

De acordo com o presidente da comissão e autor do requerimento, deputado Doutor Jean Freire (PT), “a realização da audiência foi provocada por entidades representativas de artesãos do Vale do Jequitinhonha, que vêm lutando pela valorização dos seus produtos e da profissão do artesão e veem com certo temor as políticas anunciadas pelos dois governos que tomaram posse em janeiro. Por isso nós a consideramos tão importante”.

O parlamentar enfatizou ainda que se espera, com o debate, elaborar propostas concretas para a execução do Plano Quadrienal do Artesanato Mineiro, formatado e aprovado com participação ativa da sociedade civil, durante o ano de 2018.

"Esperamos que o Governo do Estado apresente propostas realistas para a realização de diversas ações ali contidas para fazer com que o artesanato esteja sempre na agenda do Executivo”, completou.

Convidados – Foram chamados a participar da reunião e merecem destaque a pró-reitora de Extensão da UFMG, Cláudia Andrea Mayorga Borges; a consultora em Políticas Públicas para o Fomento do Setor Artesanal, Maria Dorotea de Aguiar Barros Nadeo; a gerente de Patrimônio Cultural e Material do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Débora Raíza Rocha; e a coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha da Pro-reitoria de Extensão da UFMG, Maria das Dores Pimentel Nogueira; entre outros.

Consulte a pauta da reunião.