Comissão discute situação de Uemg e Unimontes
Cortes de recursos e mudanças promovidas pela reforma administrativa são foco da audiência.
03/05/2019 - 14:41A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (7/5/19), audiência pública para debater a situação das Universidades Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Estado de Minas Gerais (Uemg). A reunião, solicitada pela deputada Leninha (PT), será às 9 horas, no Auditório José Alencar.
Segundo o gabinete da parlamentar, a audiência será uma oportunidade para discussão dos impactos da reforma administrativa, aprovada recentemente na ALMG na forma do Projeto de Lei (PL) 367/19, sobre essas universidades.
As instituições, ainda de acordo com o gabinete, saíram da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), que foi extinta pela reforma, e passaram à alçada da Secretaria de Educação. Nessa pasta, foi criada a Subsecretaria de Ensino Superior.
Por outro lado, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que tem recursos para os programas de extensão e pós-graduação nas universidades, ficou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Na audiência, a comissão vai abordar também a situação financeira das universidades, após o corte de recursos anunciado pelo Executivo. De acordo com o gabinete, as informações são de corte de 20% na verba de custeio e de 10% para pessoal.
Convidados – Confirmaram presença na reunião a reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, e o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza. Também participarão representantes das associações de docentes e dos estudantes das duas instituições.
Foram convidados, ainda, os secretários de Governo, de Planejamento e Gestão e de Educação. Já está confirmada a presença de representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.