Comissão deve discutir atenção em oncologia e saúde mental
Deputados da Comissão de Saúde também devem fazer audiência para debater jornada de trabalho de médicos em Minas.
24/04/2019 - 12:49Na manhã desta quarta-feira (24/4/19), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento do deputado Arlen Santiago (PTB), para que o planejamento da Rede de Atenção em Oncologia em Minas Gerais seja tema de audiência pública, em breve.
O deputado justifica seu pedido afirmando que as regiões de saúde de Ipatinga (Vale do Aço) e Montes Claros, este ano, ficaram com recursos proporcionalmente menores em relação à sua população e aos recursos destinados à Macrorregião Norte, no caso de Montes Claros. Isso devido a uma metodologia utilizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Outro assunto que deverá ser tratado em audiência pública, a requerimento do deputado Doutor Jean Freire (PT), é a urgência de se instituir a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais da saúde do Estado.
Ciclo de Debates - Da deputada Marília Campos (PT) foram aprovados pela Comissão de Saúde dois requerimentos: o primeiro é para que seja realizado um ciclo de debates sobre a execução da política de atenção à saúde mental em Minas; o segundo, para que a comissão visite o Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário, que fica no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Foram aprovados, ainda, uma série de requerimentos do presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), com pedidos de providências relativas à situação do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg), decorrentes da audiência pública realizada na ALMG, no último dia 11 de abril.
Juiz de Fora - O deputado Betão (PT) apresentou requerimento, aprovado pela comissão, para que seja realizada audiência sobre a necessidade de reabertura dos serviços de urgência e emergência do Hospital João Penido, em Juiz de Fora (Mata).