ALMG vai a Brumadinho para discutir segurança no trabalho
Reunião acontece às vésperas do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.
23/04/2019 - 12:55Será realizada em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), nesta quinta-feira (25/4/19), uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir a segurança e a saúde no trabalho em Minas Gerais.
O local do evento foi escolhido pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da ALMG para homenagear as vítimas do rompimento da barragem do grupo Vale na Mina do Córrego do Feijão, uma vez que muitas delas eram trabalhadores da própria empresa responsável pela tragédia. A audiência pública acontecerá a partir de 9h30, no Espaço Casa Nova, localizado no km 40 da Rodovia Augusto Diniz Murta, ao lado do Supermercado BH, próximo ao trevo de Brumadinho.
O autor do requerimento para realização da reunião é o presidente da comissão parlamentar, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB). Ao propor o debate, o parlamentar citou dados do Ministério da Previdência Social relativos a 2010, segundo os quais Minas Gerais registrou 74.763 acidentes de trabalho naquele ano, com 343 mortes. “O Estado participa, portanto, com 10,65% do total de acidentes de trabalho no País e 12,64% das mortes decorrentes desses acidentes”, informou o deputado.
Em Brumadinho, o local escolhido pela Vale para suas instalações administrativas, logo abaixo da barragem que se rompeu, foi determinante para o elevado número de funcionários da empresa atingidos e mortos. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil em 17/4/19, estão confirmadas 230 vítimas fatais e 47 desaparecidos. O rompimento aconteceu em 25 de janeiro.
“No caso de morte do trabalhador, os familiares também são atingidos, havendo consequências inclusive para a sociedade de modo geral bem como para os cofres públicos. Esse tema é atual, infelizmente corriqueiro e, muitas vezes, camuflado pelo poder econômico dos empregadores”, comentou o deputado, ao propor a audiência.
Além do local, também o dia escolhido para a audiência pública tem significado. É uma data próxima ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho, ambos em 28 de abril.
A Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais foi convidada a participar da reunião.
Transmissões ao vivo – Todas as audiências serão transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.