Notícias Rss

Inscrições podem ser feitas até dia 23/4, dia da palestra
Inscrições podem ser feitas até dia 23/4, dia da palestra - Foto: Willian Dias
15/04/2019 11h48

Nova edição do Pensando em Minas recebe inscrições

A relação do Supremo Tribunal Federal e a política será debatida na terça-feira (23) da semana que vem, às 19 horas.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Escola do Legislativo recebe, a partir desta segunda-feira (15/4/19), inscrições para a próxima edição do Pensando em Minas, marcada para a terça-feira (23) da semana que vem, às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro será para debater “O continente e as 11 ilhas: o lugar do Supremo Tribunal Federal (STF) na arena política”. As inscrições podem ser feitas até a data do evento.

O debate será sobre o STF e a arena política e sobre o reconhecimento da existência de duas dimensões de compreensão do papel da instituição: a micro individual e a macro institucional, ou seja, as ilhas e o continente. Também será discutida a influência de recursos institucionais postos à disposição da Corte, como o poder de pautar um julgamento, o pedido de vista e a antecipação de voto.

Os expositores convidados são o juiz federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, Paulo Alkmin Costa Júnior, e o consultor legislativo da Assembleia e professor da Escola, Guilherme Wagner Ribeiro. Paulo é bacharel em Direito, mestre em Direito Administrativo e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Guilherme é bacharel em Direito, mestre em Educação pela UFMG e doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas. O debate será mediado consultor legislativo da Casa e professor da Escola, Alexandre Bossi Queiroz.

O Pensando em Minas será transmitido ao vivo na fanpage da ALMG. Todas as edições estarão ao vivo no YouTube da Assembleia. A íntegra também pode ser acessada no canal, no dia seguinte.

Como participar – A atividade é aberta a qualquer interessado e as inscrições serão recebidas no período de 15 a 23 de abril. Basta enviar um e-mail para escola.eventos@almg.gov.br, informando título da atividade, nome e endereço completo, CPF e e-mail.

Palestras - O Pensando em Minas é promovido pela Escola do Legislativo e realizado em parceria com a TV Assembleia. Por meio de palestras destinadas ao público em geral, o programa debate teses, dissertações, pesquisas e trabalhos técnicos sobre temáticas inerentes ao Poder Legislativo ou que perpassam as discussões trazidas pela sociedade ao Parlamento.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

24/05/2019

Revogar Lei Kandir ajudaria Minas a sair da crise

Participantes de audiência defendem medidas como pagamento das perdas com a lei e aumento do imposto sobre heranças.

24/05/2019

Retomada da mineração leva comissões à Serra da Piedade

Parlamentares serão recebidos pela AVG Mineração para discutir as atividades de extração na região.

24/05/2019

Assembleia vai comemorar os 71 anos de Israel

Apoio oferecido pelo Estado judaico na busca às vítimas em Brumadinho também será lembrado em solenidade no Plenário.

24/05/2019

Comissão discute problemas no sistema socioeducativo

Além de deficit de pessoal, direito dado por lei ao porte de arma não estaria sendo garantido.

27/05/2019 Agenda da Semana - De 27/5 a 31/5/2019
Seu browser não suporta flash player
00:03:02 | Download (2854kb)

27/05/2019 Boletim da ALMG
Seu browser não suporta flash player
00:03:06 | Download (2913kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter