O FNE Sol contempla o financiamento de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas - Arquivo ALMG

Financiamento para energias renováveis será tema de debate

Linha de crédito dedicada às energias limpas pauta audiência na Comissão das Energias Renováveis e Recursos Hídricos.

08/04/2019 - 17:50

A Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute na próxima quarta-feira (10/4/19), às 10 horas, no Plenarinho I, o Financiamento de Micro e Minigeração Distribuída de Energia Elétrica (FNE Sol), financiamento do Banco do Nordeste para as energias renováveis.

O requerimento é do presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP), e faz parte de uma série de debates que estão sendo realizados sobre ações em curso no Estado para o desenvolvimento de diversas fontes de energia renovável, além de visitas a instituições mineiras para conhecer o seu planejamento para o setor.

O FNE Sol é uma linha de crédito especialmente desenhada para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio dos mutuários, que podem ser empresas (pessoa jurídica), produtores rurais ou pessoas físicas.

O recurso fornecido pelo banco financia todos os componentes dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas (PCH), bem como sua instalação.

Convidados – Dentre os participantes da reunião, merecem destaque o secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manoel Vitor de Mendonça Filho; o prefeito da Prefeitura de Janaúba (Norte de Minas), Carlos Isaildon Mendes; o vice-presidente da Sociedade Rural de Montes Claros (Norte), Antônio Soares Dias; e o presidente da Câmara de Energia da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Márcio Danilo Costa.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.