Quitação dos débitos se daria pelo cadastro do imóvel, seguido da avaliação do mesmo pelo Estado - Arquivo ALMG

Reunião debate processos de quitação de dívidas com Estado

Quitação por meio de dação de imóveis, prevista por legislação de 2017, não estaria sendo cumprida pelo atual governo.

08/04/2019 - 15:36

A ruptura, pelo governo estadual, de acordos que previam a quitação de dívidas de pessoas jurídicas com o Estado por meio de dação de imóveis será tema de audiência pública da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião está marcada para esta terça-feira (9/4/19), às 14h30, no Plenarinho IV.

O Programa de Regularização de Créditos Tributários, que abriu a possibilidade da quitação de dívidas com o Estado por meio da dação de imóveis em lotes urbanos, foi instituído pela Lei 22.549, de 2017, e pelo Decreto 47.210, de 2017. O processo, segundo a assessoria do deputado João Magalhães (MDB), autor do requerimento que deu origem à reunião, se daria a partir do cadastro do imóvel, seguido da avaliação, pelo Estado, do mesmo. A partir daí, inicia-se a quitação dos débitos.

O prazo de habilitação no programa foi até dezembro do ano passado. Porém, de acordo com a justificativa para audiência pública apresentada no requerimento, vários dos que se habilitaram e já tiveram seus bens aceitos estão com os processos atualmente parados.

A Secretaria da Fazenda estaria impedindo o andamento dos processos por mudança de posicionamento do novo governo. Por causa disso, foram convidados representantes do Poder Executivo para apresentarem, durante a reunião, a situação dos processos e as razões para o não cumprimento da legislação em vigor.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.