O braille é um sistema de códigos em alto-relevo que representa letras do alfabeto, números e símbolos aritméticos, entre outros - Arquivo/ALMG

Comissão visita Instituto São Rafael

Atividade nesta segunda (8) é motivada pelas comemorações do Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado em 8 de abril.

04/04/2019 - 18:24

FALTA INSERIR FALA DO DEPUTADO

Com o objetivo de participar das comemorações do Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado em 8 de abril, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (8/4/19), uma visita ao Instituto São Rafael.

A atividade, marcada para 9h30, foi solicitada pelo vice-presidente da referida comissão, deputado Duarte Bechir (PSD). O endereço da instituição é Avenida Augusto de Lima, 2109/01, Barro Preto, na Capital.

De acordo com Duarte Bechir, xxx

Em reunião da comissão no último dia 19 de março, a diretora do Instituto São Rafael, Juliany de Fátima Amaral, ponderou que o braille está sendo substituído por recursos oferecidos pela informática, o que, em sua opinião, não pode acontecer. “O deficiente visual precisa saber escrever e ler em braille ou terá dificuldades na vida acadêmica e no Enem que não poderão ser superadas. Defendemos o sistema de escrita do deficiente visual, ele não pode ser esquecido”, justificou.

Braille - O braille é um sistema de códigos em alto-relevo que representa letras do alfabeto, números e símbolos aritméticos, entre outros. Esse sistema foi criado na França, em 1825, pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão quando tinha 3 anos.

O Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil. Ele nasceu cego e, aos 10 anos de idade, foi enviado para estudar em Paris, onde aprendeu a técnica.

Ao retornar ao Brasil, disseminou o novo sistema de educação para cegos. Por isso, recebeu o título de “Patrono da Educação para Cegos no Brasil”. O Dia Nacional do Sistema Braille existe no País desde 2010.

Instituto – O Instituto São Rafael é uma escola pública estadual, criada há 92 anos, e sempre foi referência na educação de pessoas com deficiência visual. Hoje, atende a mais de 400 alunos, entre crianças, jovens e adultos. A escola oferece todas as séries do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, além de vários cursos profissionalizantes.

Consulte a pauta da visita.