Comissão de Meio Ambiente pretende avaliar a situação das barragens de maior risco no Estado

Barragens de resíduos radioativos serão tema de reunião

Duas barragens no município de Caldas, no Sul de Minas, contêm rejeitos da exploração de minerais radioativos.

04/04/2019 - 17:16

Em reunião realizada nesta quinta-feira (4/4/19), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou dois requerimentos para realização de audiências públicas para debater questões relacionadas às barragens de rejeitos minerais.

Um dos requerimentos é para avaliar especificamente a situação das duas barragens de propriedade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no Município de Caldas (Sul de Minas). As estruturas contêm resíduos de minerais radioativos. Outro objetivo dessa reunião é conhecer melhor as atividades realizadas pela INB.

As barragens da INB abrigam restos da exploração de uma mina de urânio, desativada em 1995, por falta de viabilidade econômica. Os resíduos incluem urânio, tório e rádio, todos elementos radioativos.

O requerimento para avaliar a situação dessas instalações é de autoria dos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Noraldino Júnior (PSC), esse último presidente da comissão.

Mais barragens - Outro requerimento aprovado é para realização de audiência pública para debater a situação das barragens de rejeitos, principalmente as construídas pelo método de alteamento a montante, com base nos laudos atuais de estabilidade de cada uma delas. Esse era o método utilizado na barragem em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que se rompeu no dia 25 de janeiro.

O objetivo da reunião é avaliar a real situação dessas estruturas, bem como a capacidade de resposta dos órgãos de segurança pública diante do risco iminente de rompimento de dezenas de barragens em nosso Estado.

Esse requerimento é de autoria dos deputados Noraldino Júnior, Raul Belém (PSC), Carlos Pimenta (PDT), Gustavo Santana (PR) e Osvaldo Lopes (PSD).

Na mesma reunião, foi aprovado um outro requerimento do presidente da comissão a ser enviado à Agência Nacional de Mineração em Belo Horizonte. Entre as informações solicitadas está a lista de empresas que não entregaram no prazo devido as declarações de controle de estabilidade de reservatórios de rejeitos e minas.

Consulte o resultado da reunião.