Aumento de risco em barragens pauta audiência na ALMG
Rompimento de estruturas de contenção de rejeitos de minério afetaria Ouro Preto e Itabirito.
02/04/2019 - 19:27A insegurança decorrente dos riscos das barragens de rejeitos de minério pauta mais uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dessa vez, o assunto será tratado pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que, nesta quarta-feira (3/4/19), vai avaliar o atual estado das barragens Forquilha 1 e 3, da mineradora Vale, em Ouro Preto (Região Central). A reunião será às 14 horas, no Auditório SE do Palácio da Inconfidência.
"Os moradores de Itabirito e Ouro Preto estão muito aflitos e ansiosos. A cadeia de Itabirito já foi evacuada por risco de rompimento de barragem, a BR-356 está funcionando no sistema ‘pare e siga’. As pessoas precisam ser informadas pelas autoridades e pela Vale dos reais riscos e esse é um dos objetivos dessa audiência", informa o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), autor do requerimento que originou a reunião.
De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), desde o dia 27/3, as duas estruturas entraram em alerta máximo para risco de rompimento, passando de nível 2 para 3. Ambas foram construídas pelo sistema a montante, o mesmo adotado na barragem da Mina Córrego do Feijão, que rompeu em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano, matando mais de 200 pessoas.
No caso de um rompimento, segundo a Defesa Civil, em cerca de uma hora e meia os rejeitos chegariam até Itabirito, localizada em região considerada “zona secundária” de risco. Por isso, na audiência também estará em discussão a transferência dos detentos do Presídio de Itabirito, devido ao perigo representado pelas duas barragens.
Outro ponto de reflexão será a adoção do método “siga e pare" na BR-356. O uso desse sistema – com uma parte da via liberada e a outra fechada – teve início em decorrência da ameaça de rompimento de outra barragem da Vale, a de Vargem Grande, em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.