A iluminação em azul no Palácio da Inconfidência integra o projeto Laços da Consciência e busca dar visibilidade à causa - Arquivo ALMG

ALMG celebra semana de conscientização sobre o autismo

Desafios da educação e da inserção no mercado de trabalho estão entre os temas que serão debatidos.

28/03/2019 - 11:27 - Atualizado em 28/03/2019 - 18:48

“Compreenda meu olhar”. O tema é o pano de fundo para as atividades que buscam a conscientização sobre o autismo, realizadas anualmente no mês de abril. E propõe a discussão sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo será realizada entre os dias 1º e 7 de abril, com audiências públicas e outras atividades. Além dos eventos, o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo, ficará iluminado de azul claro, cor alusiva à causa.

Ao explicar o tema, José Savietto, da Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo de Minas Gerais (Asa-Tea), conta que ele foi proposto por Jeferson, um jovem de 16 anos, com TEA, morador de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Normalmente, as pessoas com autismo não sabem reivindicar, como fazem outros grupos. Eles não pedem nada, só esperam que a gente melhore a vida deles. Por isso o apelo para que compreendamos seu olhar e suas demandas por inclusão”, descreve Savietto.

A semana, que vai trabalhar o mote “Autismo, cuidados, políticas educacionais e vida profissional”, terá atividades não apenas na ALMG, mas também Prefeitura de Belo Horizonte e em outros espaços da Grande BH. Várias entidades são parceiras nessa construção.

Facebook da Assembleia fez uma página especial com as atividades do evento.

Comissão recebe especialistas

Três audiências serão realizadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG ao longo da semana. Na terça-feira (2/4/19), às 9 horas, no Auditório José Alencar, deputados apresentam e debatem o calendário das atividades que serão promovidas.

Assinam o requerimento os cinco membros da comissão: deputados Professor Wendel Mesquita (SD), presidente; Duarte Bechir (PSD), vice; Doutor Paulo (Patri); Professor Cleiton (DC); e Zé Guilherme (PRP).

Cynthia de Lima Prata Abi Habib, vice-presidente da Asa-Tea, fará uma palestra sobre a importância do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesse dia.

Trabalho – Na quinta-feira (4), às 14 horas, também no Auditório José Alencar, a comissão debate a vida profissional da pessoa com transtorno do espectro autista. O deputado Professor Wendel Mesquita é autor do requerimento.

Cynthia Abi Habib; Lídia de Lima Prata, psicóloga clínica e mestre em Ciências da Saúde; e Marcelo Vitoriano, diretor-geral da Specialisterne Brasil, farão, respectivamente, as intrevenções “O autista adulto: contribuinte ou beneficiário do Estado?”, “O cérebro do autista”, e “O Projeto Specialisterne no mundo e no Brasil”.

A Specialisterne, empresa dinamarquesa com unidades no Brasil, presta serviços de consultoria a diversos tipos de organizações e se especializou em “aproveitar as capacidades especiais das pessoas com autismo, Síndrome de Asperger e diagnósticos similares”, como indica em seu portal na Internet.

Entre essas habilidades, a empresa lista atenção aos detalhes, capacidade de concentração durante longos períodos de tempo, habilidades lógicas e analíticas altamente desenvolvidas, diligência e tolerância zero a erros.

Capacidade profissional - O deputado Professor Wendel Mesquita reforça que muitas empresas têm temor de contratar pessoas com deficiência, conforme determina lei federal. “Mal sabem elas que os autistas têm capacidade profissional enorme”, aponta.

Porém, segundo ele, ainda que exista um “mito ruim” quanto a essa questão no mercado empresarial, há corporações que estão inovando e criando treinamentos para pessoas com deficiência, a fim de inseri-las em cargos estratégicos.

Audiência aborda política educacional

A última audiência, na sexta-feira (5), às 9 horas, será realizada no Teatro da ALMG. O objetivo é debater as políticas de educação voltadas às pessoas com TEA. Os deputados Professor Wendel Mesquita, Duarte Bechir, Doutor Paulo e Professor Cleiton são autores do requerimento.

“Queremos saber como está o ensino para as crianças com autismo. A gente sabe que elas precisam de uma atenção específica e que as escolas, principalmente as da rede pública, precisam se reestruturar”, aponta Professor Wendel Mesquita.

Representantes de instituições e empresas, como Dia Dia Educação Especializada e Grupo Actcon estão entre os convidados para a reunião. Dessa vez os temas discutidos serão “A educação de jovens e adultos com TEA e deficiência intelectual” e “Programa TIX: acessibilidade e inclusão educacional/ tecnologia assistiva”.

Familiares de autistas também participarão, além de Euller Carlos de Arruda Cabral, portador de TEA, graduado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, professor de Química e graduando em Letras com especialização em Inglês.

O encontro terá, ainda, atrações culturais, com a apresentação musical de Matheus Pagliarini de Almeida, autista, e o espetáculo “Os 4 Distintos”, do Núcleo de Investigação Teatral do Crepúsculo: Centro de Desenvolvimento Humano.

Transmissões ao vivo – Todas as audiências serão transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

As audiências dos dias 4 e 5 serão, também, interativas. Assim, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Outros eventos movimentam a semana

Outras atividades também serão realizadas ao longo da semana, envolvendo várias instituições. Na terça-feira (2), às 8h30, o Grupo Ginga BH, com o Mestre Agostinho e educandos da entidade Dia Dia Educação Especializada fazem uma apresentação de capoeira, na Rua Rodrigues Caldas, em frente a entrada principal da ALMG.

Entre os dias 2 e 5 de abril, estará em cartaz no Salão do Café da ALMG a exposição fotográfica “Autismo, compreenda o meu olhar”. Ela é composta por duas mostras que buscam revelar um pouco mais sobre as chamadas pessoas neurodiversas. A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas.

No domingo (7), das 9 às 12 horas, a Praça da Assembleia recebe um piquenique de confraternização das famílias de portadores do TEA. Haverá também o flash mob “Música em dia e ritmicamente”, além de ações lúdicas e de lazer.

Consulte a lista de convidados para as audiências dos dias 24 e 5.