O PJ Minas, programa da ALMG de formação política e cidadã voltado aos estudantes, debate nesta edição a discriminação étnico-racial - Arquivo ALMG

Kit de comunicação do PJ Minas ajuda a mobilizar estudantes

Participantes do Parlamento Jovem de Minas já podem usar material de divulgação do projeto disponível no portal da ALMG.

05/04/2019 - 09:00

Os coordenadores municipais e de polos regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) já podem contar com mais uma ferramenta de apoio nas ações de divulgação em suas cidades. É o kit de comunicação, já disponível na página do evento, no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Quase 100 municípios mineiros participam este ano da 16ª edição do programa de formação política e cidadã voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. O projeto da ALMG, que tem parceria de câmaras municipais e apoio da PUC Minas, aborda este ano o tema discriminação étnico-racial

O kit de comunicação é um conjunto de peças e documentos reunidos pelos profissionais de comunicação da Assembleia de Minas com o objetivo de facilitar para as Câmaras Municipais o trabalho de divulgação, mobilização e relacionamento com os públicos do PJ Minas. São textos e imagens úteis para a comunicação do projeto nas cidades, já que a fase atual é de implantação nos municípios. Eles podem ser usados gratuitamente, a critério dos coordenadores.

São encontrados no kit os seguintes materiais:

  • artes (em formato PDF) para a produção de materiais gráficos (cartaz, banner, faixa de rua) e outras peças, como camisetas;
  • logomarcas da Assembleia de Minas e do PJ Minas, além da identidade visual 2019 (em resolução para a web e para impressão);
  • modelo de release (texto informativo para a imprensa sobre o projeto), para enviar à imprensa local e regional;
  • folder explicativo com informações sobre o programa e suas etapas, além de orientações para participação;
  • cartilha para orientação dos municípios do uso correto do Facebook para divulgação do PJ Minas.

No final do mês passado foi concluída a fase de implantação do PJ Minas, com a assinatura dos termos de adesão pelas câmaras participantes, a elaboração do planejamento das atividades nos municípios, a definição das escolas participantes, mobilização de monitores e demais parceiros, além, claro, do lançamento oficial do projeto em cerimônia nos Legislativos municipais.

Cronograma - Mas, desde o início de março, já está em andamento a etapa municipal, que prossegue, conforme o cronograma do PJ Minas, até 21/6. Nesta fase, as câmaras municipais mobilizam os monitores e os estudantes do ensino médio das escolas escolhidas, que participam de um programa de formação. Os estudantes realizam ainda as plenárias municipais, na qual discutem e votam um documento de propostas sobre o tema da edição, a ser encaminhado à Câmara. Algumas propostas são priorizadas e encaminhadas ao polo regional.

Na sequência, acontecem a etapa regional (de 24/6 a 23/8) e a etapa estadual (de 4/9 a 8/11). Na primeira, em cada polo regional, os estudantes discutem, elaboram e votam a priorização de propostas que comporão um documento consolidado do polo, a ser encaminhado à coordenação estadual.

Na segunda, as propostas são consolidadas e divulgadas em um documento único, para estudos e debates pelos estudantes que, enfim, ao final do processo, vão se encontrar na Assembleia, na plenária estadual.

É na plenária estadual que os participantes do Parlamento Jovem de Minas vão discutir as propostas que restaram e elaborar um documento final a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG. O objetivo aí é propor soluções e encaminhamentos ao Legislativo sobre o tema da edição. A atividade é conduzida pelas equipes da PUC Minas e da Escola do Legislativo e das Áreas de Projetos Institucionais e de Consultoria Temática da ALMG.