Banda São Sebastião vai completar 90 anos em maio

Banda São Sebastião será homenageada na Assembleia

Corporação musical de Brumadinho vai receber diploma de congratulações em audiência na Comissão de Cultura.

25/03/2019 - 10:47 - Atualizado em 25/03/2019 - 12:46

Após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (Região Central), integrantes da Banda São Sebastião, do município, reuniram-se próximo ao local da tragédia, que resultou em mais de 300 mortos e desaparecidos, e prestaram homenagem às vítimas, aos seus familiares e aos socorristas. Dias depois, as homenagens se repetiram, na igreja da cidade, emocionando os presentes. A música foi a forma que encontraram para extravasar a dor da perda, em nome de toda a comunidade.

Depois de homenagear as vítimas de Brumadinho, a Banda São Sebastião agora será também homenageada. Em audiência de convidados, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai entregar à corporação musical um diploma de congratulações, a requerimento do deputado Mauro Tramonte (PRB). A reunião será na próxima quarta-feira (27/3/19), às 16 horas, no Auditório da Assembleia.

“Cada pessoa deve ajudar com o que pode. O mundo seria melhor se cada um fizesse sua parte. Me emocionei bastante com essa banda que fez várias homenagens às vítimas, bombeiros, voluntários e moradores de Brumadinho, amenizando pelo menos um pouco o sofrimento causado pela tragédia”, afirma o deputado Mauro Tramonte, para quem “a homenagem serve também para demonstrar que todo trabalho pode ser reconhecido”.

Histórico – Mais antiga do que o próprio município, a Banda São Sebastião foi fundada em 13 de maio de 1929 e figura entre as instituições mais tradicionais de Brumadinho. Oficialmente, a Corporação Musical Banda São Sebastião (CMBSS) foi registrada em 30 de novembro de 1957, conforme consta nos anais do Cartório do 1° Ofício de Notas local. No final da década de 1970, a banda ganhou sua sede própria.

Entre os muitos eventos de que participou em sua longa existência, em 2008, a banda desenvolveu o projeto “Brumadinho: uma cidade musical”, em parceria com o Instituto Inhotim, o Coral Inhotim Encanto e a Fundação Madrigal Renascentista. Em maio de 2009 a banda comemorou seus 80 anos com um concerto no teatro municipal da cidade, passando a ser chamada de São Sebastião Banda Show.

Convite – Atualmente, a banda vem ensaiando com afinco para atender ao convite da Brazil Conference Harvard and MIT, em Boston, onde vai se apresentar no próximo dia 7 de abril. A reunião é uma iniciativa da comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil, com a missão de estabelecer um espaço plural para o debate e criação de ideias sobre o futuro do País.

Entre os convidados para a audiência da próxima quarta (27), na Assembleia, estão o presidente da banda, Ivanil de Queiroz, e o seu regente titular, Anderson Hernany Cordeiro.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.