Banda São Sebastião será homenageada na Assembleia
Corporação musical de Brumadinho vai receber diploma de congratulações em audiência na Comissão de Cultura.
25/03/2019 - 10:47 - Atualizado em 25/03/2019 - 12:46Após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (Região Central), integrantes da Banda São Sebastião, do município, reuniram-se próximo ao local da tragédia, que resultou em mais de 300 mortos e desaparecidos, e prestaram homenagem às vítimas, aos seus familiares e aos socorristas. Dias depois, as homenagens se repetiram, na igreja da cidade, emocionando os presentes. A música foi a forma que encontraram para extravasar a dor da perda, em nome de toda a comunidade.
Depois de homenagear as vítimas de Brumadinho, a Banda São Sebastião agora será também homenageada. Em audiência de convidados, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai entregar à corporação musical um diploma de congratulações, a requerimento do deputado Mauro Tramonte (PRB). A reunião será na próxima quarta-feira (27/3/19), às 16 horas, no Auditório da Assembleia.
“Cada pessoa deve ajudar com o que pode. O mundo seria melhor se cada um fizesse sua parte. Me emocionei bastante com essa banda que fez várias homenagens às vítimas, bombeiros, voluntários e moradores de Brumadinho, amenizando pelo menos um pouco o sofrimento causado pela tragédia”, afirma o deputado Mauro Tramonte, para quem “a homenagem serve também para demonstrar que todo trabalho pode ser reconhecido”.
Histórico – Mais antiga do que o próprio município, a Banda São Sebastião foi fundada em 13 de maio de 1929 e figura entre as instituições mais tradicionais de Brumadinho. Oficialmente, a Corporação Musical Banda São Sebastião (CMBSS) foi registrada em 30 de novembro de 1957, conforme consta nos anais do Cartório do 1° Ofício de Notas local. No final da década de 1970, a banda ganhou sua sede própria.
Entre os muitos eventos de que participou em sua longa existência, em 2008, a banda desenvolveu o projeto “Brumadinho: uma cidade musical”, em parceria com o Instituto Inhotim, o Coral Inhotim Encanto e a Fundação Madrigal Renascentista. Em maio de 2009 a banda comemorou seus 80 anos com um concerto no teatro municipal da cidade, passando a ser chamada de São Sebastião Banda Show.
Convite – Atualmente, a banda vem ensaiando com afinco para atender ao convite da Brazil Conference Harvard and MIT, em Boston, onde vai se apresentar no próximo dia 7 de abril. A reunião é uma iniciativa da comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil, com a missão de estabelecer um espaço plural para o debate e criação de ideias sobre o futuro do País.
Entre os convidados para a audiência da próxima quarta (27), na Assembleia, estão o presidente da banda, Ivanil de Queiroz, e o seu regente titular, Anderson Hernany Cordeiro.
Consulte a lista completa de convidados para a reunião.