Rompimento de barragem da Vale em janeiro deixou mais de 300 vítimas- Arquivo ALMG

CPI da Barragem de Brumadinho inicia fase de oitivas

Na reunião desta segunda (25) serão ouvidos representantes das polícias Federal, Civil, Militar, defensores e bombeiros.

22/03/2019 - 15:30

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) começa na próxima segunda-feira (25/3/19) a fase de oitivas (interrogatório) de testemunhas e pessoas envolvidas na investigação da tragédia ocorrida em 25 de janeiro último e que contabiliza mais de 300 vítimas – entre mortos e desaparecidos. A audiência será às 14h30, no Plenarinho IV.

Nessa primeira reunião extraordinária, a CPI vai ouvir representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das polícias Federal, Militar e Civil. Na quinta-feira, outra leva de entrevistas deve ser realizada, na reunião ordinária da CPI, que acontece sempre às quintas-feiras, às 9h30, também no Plenarinho IV.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (PSDB), o objetivo é tomar conhecimento de como estão as investigações policiais, a coleta de informações e documentos e os trabalhos desenvolvidos pelo Ministério Público e Defensoria Pública. Todos esses agentes de segurança fazem parte da força tarefa que apura o rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora Vale nessa cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Gustavo Valadares explicou que após as oitivas com os profissionais de segurança pública, a CPI passará a ouvir testemunhas e convidar ou convocar outras pessoas que possam contribuir para a elucidação do caso. “Para que possamos atingir o objetivo da maneira adequada, a comissão achou por bem ouvir, nessa primeira fase, os entes que estão envolvidos na força-tarefa”, explicou.

O deputado falou que são três os compromissos da CPI: definir as causas do rompimento da barragem; reunir provas e cobrar punições, casos haja responsáveis; e acompanhar a reparação de danos e assistência aos atingidos pela tragédia.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.