Com criação comunicada em Plenário nesta quarta (13), CPI terá prazo de 120 dias para apuração dos fatos, prorrogável por mais 60

Plenário formaliza criação da CPI da Barragem de Brumadinho

Mesa da Assembleia acata requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PTB), com 74 assinaturas de parlamentares.

13/03/2019 - 16:41 - Atualizado em 19/03/2019 - 13:29

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) formalizou, em Reunião Ordinária nesta quarta-feira (13/3/19), a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho. O grupo deve iniciar os trabalhos na próxima semana, conforme anunciou, em entrevista, o deputado Gustavo Valadares (PSDB), já indicado presidente da comissão.

A instalação da CPI já havia sido anunciada na véspera pelo presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV). A comissão vai investigar o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), ocorrida em 25 de janeiro último e que deixou mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos.

Foram indicados como membros permanentes da CPI, além do deputado Gustavo Valadares, líder do Bloco Sou Minas Gerais; os deputados Inácio Franco (PV), líder da Maioria; e André Quintão (PT), líder do Bloco Democracia e Luta, que será relator da CPI.

Os outros membros são Sargento Rodrigues (PTB), autor da solicitação de criação da CPI acatada pela Mesa; Cássio Soares (PSD), líder do Bloco Liberdade e Progresso; Noraldino Júnior (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e a deputada Beatriz Cerqueira (PT), também autora de requerimento para criação da CPI.

Já os suplentes são os deputados Bartô (Novo), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte; Celinho Sintrocel (PCdoB), presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social; Repórter Rafael Martins (PSD) e João Vítor Xavier (PSDB), respectivamente presidente e vice da Comissão de Minas e Energia; Doutor Wilson Batista (PSD), também autor de solicitação para instalação da CPI; Sávio Souza Cruz (MDB), líder do Bloco Minas tem História; e Ulysses Gomes (PT), líder da Minoria.

O requerimento de Sargento Rodrigues foi assinado por 74 deputados e deputadas. Segundo o Regimento Interno da ALMG, a CPI possui poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e terá prazo de 120 dias para apuração dos fatos, prorrogável por mais 60.

Silêncio – Logo na abertura da reunião, a pedido da deputada Beatriz Cerqueira, parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). Nesta quarta-feira, dois jovens invadiram a escola e atiraram em alunos e profissionais de educação, matando, pelo menos oito pessoas. Eles se mataram em seguida.

Consulte o resultado da reunião.