Atividades foram definidas na 7ª Reunião Preparatória do evento

Mostra sobre violência abre a programação do Dia da Mulher

Solenidade às 9 horas, no Salão Nobre, também marca início das atividades em comemoração da data.

26/02/2019 - 11:51

Uma solenidade no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 9 horas, seguida da inauguração da exposição “Memórias de mulheres mineiras e brasileiras em busca de seus direitos”, às 9h30, na Galeria de Arte da ALMG, abrem, no dia 8 de março, as comemorações do Dia Internacional da Mulher de 2019. As atividades foram definidas na 7ª Reunião Preparatória do evento, realizada nesta terça-feira (26/2/19), na Escola do Legislativo. O encontro contou com a participação das deputadas Marília Campos (PT) e Ana Paula Siqueira (Rede).

A mostra vai retratar a violência sofrida pelas mulheres ao longo da história e narrar suas lutas na conquista por mais direitos e voz na sociedade. A iniciativa surgiu devido ao aumento da violência contra as mulheres e do crescimento de grupos organizados e da esfera pública destinados a reduzir tais índices.

A idealizadora e curadora da exposição, Elizabeth Fleury, é doutoranda em Sociologia e autora do “Dicionário Feminino da Infâmia – Acolhimento e Diagnóstico de Mulheres em Situação de Violência”. Ela também integrou o grupo de jornalismo independente nos anos 70 e o grupo feminista criador do Movimento Quem Ama Não Mata, que teve início em 1980 para denunciar a violência contra a mulher.

A Galeria de Arte também vai abrigar outras duas mostras com a temática feminina. Uma delas é o varal bordado à mão denominado “Feminicídio, bordando a resistência”, do coletivo Linhas do Horizonte, que trará o nome de mulheres que tiveram suas vidas ceifadas. Haverá ainda uma coletânea de fotografias “Mulheres cabulosas da história”, projeto das Mulheres do Levante Popular da Juventude, com releituras fotográficas de mulheres grandiosas, mas que acabaram invisibilizadas pelo machismo presente no registro histórico.

As exposições ficam em cartaz até 22 de março, das 8 às 18 horas. Visitas guiadas, às segundas e quartas-feiras, de manhã; e às terças e quintas-feiras, à tarde, podem ser agendadas previamente pelo Whatsapp (31) 99936- 3669, a partir do próximo dia 11. A Galeria de Arte fica no Palácio da Inconfidência, sede da ALMG, na Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho.

Programação - As atividades do Dia Internacional da Mulher prosseguem, no dia 8 de março, do meio-dia às 18 horas, na Praça Sete, Centro de Belo Horizonte, onde diversas entidades se revezam ao microfone, em apresentações e saudações em virtude da data. Intervenções culturais, entre elas as do grupo teatral Morro Encena e da Batucada Núcleo Universitário da Marcha Mundial de Mulheres, também compõem a programação.

Para que a data reverbere ao longo do ano, serão realizados, ainda, encontros temáticos na Escola do Legislativo, sempre das 18 horas às 20h30. A solidão da mulher negra e a violência obstétrica são alguns dos assuntos a serem abordados. As inscrições serão abertas 15 dias antes de cada encontro pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br. Os debates poderão ser acompanhados ao vivo pela fanpage da Assembleia de Minas no Facebook. O endereço da Escola é Avenida Olegário Maciel, 2.161, Santo Agostinho.

Veja a programação completa.