Segundo coordenador do Procon ALMG, de cada dez pessoas que comparecem ao órgão, seis estão endividadas - Arquivo ALMG

Procons fazem mutirão para negociação de dívidas com bancos

Iniciativa conjunta da ALMG e da PBH prevê atendimento a consumidores que se cadastrarem entre 20 e 28 de fevereiro.

19/02/2019 - 14:54

O número de consumidores que comparecem aos procons em busca de ajuda para quitar seus débitos com instituições financeiras cresce a cada ano. Diante dessa situação, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Procon da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tomaram a iniciativa de convidar os principais bancos brasileiros para um mutirão de negociação de dívidas em atraso.

O ato será realizado durante a Semana do Consumidor, que vai de 11 a 15 de março de 2019. As instituições financeiras que participarão da iniciativa são: Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e BMG.

Para participar do mutirão, os consumidores deverão se cadastrar entre 20 e 28 de fevereiro. Para isso, é necessário ligar para (31) 2108-3460, das 13 às 17 horas, ou enviar um e-mail para mutirao.dividas@almg.gov.br, informando nome completo, CPF, telefone de contato e o banco (apenas um) com o qual pretende negociar sua dívida.

Mensagens incompletas não serão consideradas. Por isso, o Procon sugere que os consumidores interessados em participar do mutirão fiquem atentos às informações necessárias. As listas serão enviadas para os bancos e, em seguida, as próprias instituições entrarão em contato com os clientes cadastrados para agendar a data e o horário do atendimento.

De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, hoje, de cada dez pessoas que comparecem ao Procon, seis estão endividadas. "É uma situação muito grave, na medida em que um orçamento corroído por dívidas traz consequências dramáticas para toda a família. Ao tomar um empréstimo, o consumidor nem sempre tem consciência do rombo que esse ato pode provocar no seu orçamento, em razão dos juros que são cobrados”, afirma.

Negativados – Segundo dados estimados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número total de negativados no Brasil chegou a 62,4 milhões de CPFs em outubro de 2018, o que representa 40,6% da população adulta.

O quadro é ainda mais dramático quando se constata que 5,4 milhões de inadimplentes têm acima de 65 anos de idade. De acordo com a pesquisa, a maior parte das dívidas se refere ao setor financeiro (cartão de crédito, cheque especial e empréstimos).

Estatísticas do Procon Assembleia revelam que, de 2015 a 2018, triplicou o número de reclamações referentes a empréstimos nas modalidades consignado e pessoal. “Esse problema e as queixas relacionadas a cartões de crédito só perdem no ranking para o setor de telecomunicações”, lembra Marcelo Barbosa.

Segundo ele, o mutirão é uma tentativa de aliviar a situação econômica dos consumidores endividados. O coordenador destaca que é importante ser um consumidor consciente, ter educação financeira e fazer sempre o planejamento do orçamento doméstico.

Mutirão dos procons da ALMG e da PBH para negociação de dívidas com bancos

Instituições participantes:
Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e BMG

Cadastramento:
20 a 28/2/19, pelo telefone (31) 2108-3460 (das 13 às 16 horas) ou pelo e-mail mutirao.dividas@almg.gov.br

Informações solicitadas:
Nome completo; CPF; telefone de contato; nome do banco com o qual se pretende negociar (apenas um).

Período da negociação com os bancos:
11 a 15/3/19