Novo presidente do TCE enfatizou que agentes públicos devem buscar soluções para tirar Minas da crise

Presidente da ALMG participa de posse no Tribunal de Contas

Deputado Agostinho Patrus acompanhou a solenidade para a investidura dos novos dirigentes do TCE para o biênio 2019-2020

18/02/2019 - 19:05

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, na tarde desta segunda-feira (18/2/19), da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), conselheiro Mauri Torres. Na oportunidade, também foram empossados os conselheiros José Alves Viana, como vice-presidente; e Gilberto Pinto Monteiro Diniz, como corregedor.

Na abertura do evento, o então presidente, conselheiro Cláudio Couto Terrão, fez seu último pronunciamento no cargo. Ele abordou a importância da soma de forças das entidades públicas no enfrentamento das dificuldades financeiras do Estado e ressaltou que os tribunais de conta são órgãos "fundamentais na consolidação dos valores democráticos".

Na sequência, o conselheiro Mauri Torres prestou o compromisso de honra e foi empossado como o novo chefe do órgão. Em seu pronunciamento, ele enfatizou que todos os agentes públicos "precisam ajudar o Estado e buscar soluções plausíveis para tirar Minas da atual situação de crise". Segundo Mauri Torres, no biênio de sua gestão, o TCE terá como pilares a efetividade do controle interno e a eficácia das receitas, pautando-se sobretudo em propostas e ações preventivas.

O governador Romeu Zema (Novo) também abordou as dificuldades econômicas do Estado, além de citar algumas de suas propostas para reduzir os custos da máquina pública. Zema afirmou ter plena consciência de que, com boas proposições, empenho e união todos, "a crise que afeta Minas Gerais será superada, em médio e longo prazos".

Além do presidente da Assembleia e do governador do Estado, a Mesa de Honra contou, entre outras autoridades, com o senador Antonio Anastasia e o deputado federal Rodrigo de Castro (ambos do PSDB); o procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Sérgio Tonet; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais. A cerimônia ainda foi acompanhada por diversos deputados estaduais.

Novo presidente do TCEMG - Mauri José Torres Duarte nasceu em 1950, na cidade de Guararema-SP, mas cresceu entre Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais. Ex-deputado e ex-presidente da ALMG, iniciou sua vida pública prestando assessoria administrativa a municípios da Região do Médio Piracicaba mineiro.

Em 1991 (12ª Legislatura), assumiu o seu primeiro mandado no Legislativo mineiro, onde permaneceu por seis legislaturas, deixando a Casa na 17ª Legislatura, em 2011, quando foi nomeado Conselheiro do TCEMG. Durante a sua atuação parlamentar, ocupou vários postos de liderança na Casa, além de ter sido corregedor-adjunto e membro da Mesa Diretora.

Eleito presidente da Assembleia em 2003, instalou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, a Ouvidoria, o Siafi-Assembleia e o Pregão Eletrônico. Em 2005, foi reconduzido ao cargo, tornando-se o primeiro presidente da ALMG a cumprir dois mandatos seguidos.

Mauri Torres e os demais dirigentes empossados assumem os cargos para os próximos dois anos.