Notícias Rss

Participantes do PJ Minas deliberam, em plenária final, sobre as propostas que serão analisadas pela ALMG - Arquivo ALMG
Participantes do PJ Minas deliberam, em plenária final, sobre as propostas que serão analisadas pela ALMG - Arquivo ALMG - Foto: Daniel Protzner
21/12/2018 16h07

PJ Minas apresenta programação para 2019

O calendário das atividades e o regulamento do programa já estão disponíveis no Portal da Assembleia.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Já se encontram disponíveis no Portal da Assembleia o calendário e o regulamento do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). O tema Discriminação Étnico-Racial, da edição de 2019, será debatido ao longo das etapas do programa. No próximo mês, os 112 municípios integrantes dão início ao planejamento das atividades locais, definindo as escolas que vão participar da iniciativa.

O programa de formação política, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), há 15 anos oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de conhecer mais de perto o exercício da política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Até fevereiro será realizada a cerimônia oficial de lançamento do PJ Minas.

Depois de mobilizar os alunos, de março a maio serão promovidos os cursos de formação para coordenadores regionais, as oficinas de formação política e temática, de planejamento e execução do diagnóstico local, de redação das propostas e de preparação para as plenárias, nas quais serão discutidas e votadas as sugestões que vão compor o documento sobre o tema da edição, a ser entregue às câmaras municipais.

As plenárias municipais se encerram em 26 de junho. Uma das ações promovidas nesse período é a campanha "#ComoVejoMinhaCidade", que consiste no compartilhamento de fotografias relacionadas à atuação dos participantes e ao tema na fanpage do Facebook.

Durante a elaboração do diagnóstico, os estudantes farão, além das imagens, entrevistas, oficinas e enquetes para tentarem perceber os problemas e as demandas locais no que diz respeito à questão racial.

Segundo semestre - Em agosto, o PJ Minas realiza as plenárias regionais, que também vão elaborar e priorizar as propostas mais votadas. O documento consolidado do polo será encaminhado à coordenação estadual. Nessa fase, será feita a inscrição dos participantes das atividades da última etapa a ser realizada, em Belo Horizonte.

A plenária estadual, promovida no Palácio da Inconfidência da ALMG, reunirá os representantes dos polos regionais, no dia 20 de setembro, para votação final das propostas, após a discussão do tema em grupos de trabalho. Nessa fase, é escolhido ainda o tema para a próxima edição do programa.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

20/04/2019

Morre o ex-deputado João Pedro Gustin

Velório será realizado no Salão Nobre da ALMG neste sábado (20), das 9h às 17h.

17/04/2019

Promotor quer judicializar negociações relativas a Macacos

André Sperling afirmou que medida poderá efetivar reparação ao distrito afetado por instabilidade de barragem.

17/04/2019

Ainda não há recursos para restauração do Benjamim Guimarães

Representante do Iepha, em audiência desta quarta (17), afirma que é preciso adequar projeto de reparação do vapor.

17/04/2019

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 17/4/19

Escola em tempo integral, mineração na Serra da Piedade e críticas ao STF marcam discursos na tribuna do Plenário.

20/04/2019 Edição da Semana
Seu browser não suporta flash player
00:07:07 | Download (6627kb)

19/04/2019 Assembleia em Ação - Resumo da Semana de 15/4 a 19/4/2019
Seu browser não suporta flash player
00:03:10 | Download (2980kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter