Participaram da reunião representantes de mais de 30 entidades, além da ALMG

Definidas propostas para o Dia da Mulher 2019

Terceira reunião para planejamento das comemorações foi realizada na manhã desta terça-feira (11).

11/12/2018 - 13:53

A pergunta “Mulher, qual é a vida que você quer?” deve nortear as atividades do Dia Internacional da Mulher 2019. Esse foi o principal indicativo da terceira reunião preparatória para o evento, realizada na manhã desta terça-feira (11/12/18), no Edifício Tiradentes, em frente à sede do Legislativo mineiro. Participaram do encontro representantes de mais de 30 entidades, a deputada eleita Ana Paula Siqueira (Rede) e servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A proposta do grupo é realizar um ato político-cultural suprapartidário, em praça pública, no próximo dia 8 de março; rodas de conversas sobre direitos das mulheres; curso na Escola do Legislativo; e a exposição “Quem ama não mata”, que aborda a questão da violência contra as mulheres e conquistas históricas.

A preocupação com a conjuntura política e com as diretrizes dos futuros governos, tanto em âmbito estadual como nacional, foi expressada mais uma vez. As participantes defenderam “sentidos norteadores” para as atividades do Dia Internacional da Mulher: “Somos muitas, estamos juntas”; “Ninguém solta a mão de ninguém”; “Mexeu com uma, mexeu com todas” e “Combinaram de nos matar, combinamos de não morrer”.

Também foi proposto um calendário de luta para 2019: 8 de março, 1º de maio, 25 de julho, 23 de agosto, 28 de setembro e 25 de novembro. A ideia é trabalhar temáticas variadas ao longo do próximo ano. 

Em 8 de março, o desafio é envolver todo o Estado, por meio da articulação com os movimentos regionais. “Precisamos promover espaços de vocalização das mulheres do interior, inclusive das áreas rurais”, ressaltou uma participante.

Próximos passos – Foi aplicado, ainda, um questionário que vai subsidiar a criação da identidade visual das comemorações, que será apresentada no ano que vem. O grupo se reúne novamente nesta terça (11), às 18h30, no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte, para debater a participação dos jovens no ato do Dia Internacional da Mulher 2019. No final de janeiro, haverá outra reunião na ALMG. A formatação final das atividades será decidida após a posse dos novos deputados, em 1º de fevereiro.