Os projetos analisados já podem voltar para votação definitiva do Plenário

Política de fomento ao audiovisual pode voltar ao Plenário

Comissão da Cultura também avaliou em 2º turno projeto que reconhece os clubes sociais de negros.

04/12/2018 - 19:47

Projeto que institui a política de fomento ao audiovisual em Minas Gerais já pode ser votado em 2º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Comissão de Cultura aprovou parecer favorável à proposição, na tarde desta terça-feira (4/12/18).

O presidente da comissão e relator da matéria, deputado Bosto (Avante), opinou pela aprovação do projeto na forma do vencido em 1º turno (texto aprovado com alterações). A votação foi acompanhada e comemorada por profissionais que atuam no setor.

O Projeto de Lei 5.103/18, do ex-deputado Durval Ângelo (PT), disciplina a promoção, o fomento e o incentivo à cadeia produtiva do audiovisual no Estado. Na forma como foi aprovada, a proposição define que a política abrange todas as etapas e atividades relacionadas com o audiovisual, incluindo a elaboração de projetos, a pesquisa, a criação, a produção, a finalização, a distribuição, a difusão, a divulgação e a exibição de obras audiovisuais, o desenvolvimento de novas tecnologias, a formação, a publicação de obras que versem sobre o audiovisual, a crítica e a preservação do patrimônio audiovisual.

O projeto traz os princípios que devem nortear a atividade como, por exemplo, a liberdade de expressão e criação artística, o reconhecimento e inclusão das diferentes identidades culturais e o respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

Também especifica os objetivos da lei, entre eles:

  • estimular a produção audiovisual em todas as regiões do Estado;

  • contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva e dos arranjos produtivos do setor audiovisual;

  • promover a articulação da política de fomento ao audiovisual com as demais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado, por seus municípios e pela União;

  • estimular a produção audiovisual independente e sua interação com os setores de exibição, distribuição e difusão de obras audiovisuais;

  • e promover a valorização e a preservação do patrimônio audiovisual.

"Entendemos que a proposição em tela pode contribuir para institucionalizar o apoio estatal ao setor audiovisual, uma vez que no ordenamento jurídico mineiro inexistem normas específicas para o setor audiovisual e que as ações hoje desenvolvidas pelo Estado dependem fortemente de recursos oriundos dos mecanismos federais de incentivo", ressaltou o parecer.

Proteção de clubes sociais de negros também pode voltar a Plenário

A Comissão também aprovou parecer de 2º turno do PL 3.920/16, do deputado Rogério Correia, que trata sobre a proteção e a preservação dos clubes sociais de negros no Estado de Minas Gerais. O relator, deputado Glaycon Franco (PV), apresentou uma emenda ao texto do vencido em 1º turno (aprovado com alterações).

Da forma como foi aprovada, a proposição reconhece como de relevante interesse cultural do Estado os clubes sociais de negros. Consideram-se clubes sociais de negros as associações sociais, culturais e recreativas voltadas para a integração e sociabilidade da comunidade negra e a promoção e divulgação das manifestações culturais de origem africana e afro-brasileira.

A proposição também prevê que essas instituições culturais poderão, a critério dos órgãos responsáveis pela política de patrimônio cultural do Estado, ser objeto de proteção específica, por meio de inventários, tombamento, registro ou de outros procedimentos administrativos pertinentes, conforme a legislação aplicável.

Emenda – A emenda ao texto aprovado pelo Plenário em 1º turno altera a redação do artigo 2º, com objetivo de melhorar a técnica legislativa. Substitui o termo “instituições culturais” por “associações”.