Curso de formação de coordenadores municipais do PJ teve início nesta segunda (3), na Escola do Legislativo

Parlamento Jovem de Minas edição 2019 atrai novos municípios

Guapé, no Sul do Estado, está entre os novatos. Curso de formação de coordenadores mostra entusiamo dos participantes.

03/12/2018 - 17:35

Com pouco mais de 14 mil habitantes (estimativa para 2018), o município de Guapé é um dos menores do Sul de Minas, mas mantém uma taxa de escolarização de 98% entre crianças de 6 a 14 anos de idade. O município conta com 10 escolas do ensino fundamental e apenas uma do ensino médio. Os dados, de 2017, são do site Cidades, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No próximo ano, pela primeira vez, Guapé vai participar, com 30 alunos, do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) edição 2019, promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com câmaras municipais.

Três representantes da cidade estão inscritos no curso de formação de coordenadores municipais do projeto, que teve início nesta segunda-feira (3/12/2018), na Escola, e se estende até a próxima sexta (7), abordando o tema Discriminação Étnico-Racial.

“Estamos todos muito entusiasmados com a possibilidade de participar”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Guapé, o vereador Celso Oliveira Freitas (PP). Ao lado do 1º secretário da Câmara, Ernando Soares Neves (PV) e da assistente legislativa Érica Amaral do Nascimento, ele exalta a iniciativa e diz acreditar que a participação no projeto será muito positiva para os jovens estudantes de Guapé.

“Nossa cidade tem 14 comunidades e 3.300 quilômetros de estrada de terra”, diz ele, demonstrando que as dificuldades do município constituem um desafio para que os jovens reflitam e discutam politicamente formas de melhorar as condições de vida da população. “Queremos levar os jovens para dentro da Câmara”, afirma Celso, com a concordância de Ernando e Érica.

Os três recordam que em 2018 tentaram participar do projeto, mas perderam o prazo de inscrição. Para 2019, mais atentos, garantiram a vaga. Os dois vereadores contam também que tomaram conhecimento do projeto por meio da deputada Geisa Teixeira (PT), que os incentivou a participar.

Curvelo e Ouro Fino, dois veteranos

Se Guapé é estreante no PJ Minas, Curvelo (Região Central) e Ouro Fino (Sul) são veteranos. Tatiana Aparecida Teixeira de Souza, servidora da Câmara Municipal de Curvelo, participa pela primeira vez do projeto, mas diz que a cidade já esteve presente em várias edições.

Ela foi incentivada pelo vereador Luiz Paulo Glória Guimarães (DEM), que lhe apresentou o projeto. “Nunca tinha participado, mas já conhecia o PJ por meio do vereador, ajudando indiretamente, e gostei muito. É uma iniciativa muito bacana”, avalia. Tatiana lembra que na edição 2018 o município integrou o PJ com cerca de 30 alunos.

Tiago Bazolli, diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ouro Fino, também é um entusiasta do projeto. Ele, o presidente da câmara, vereador Antônio Carlos Franceli (PR), e o diretor-geral da instituição, José Camilo da Silva Júnior, relatam que o município integra pela quinta vez o projeto. Na edição de 2018, contam, 193 alunos participaram.

Tiago espera que, em 2019, o projeto busque se adaptar mais à linguagem jovem nas reuniões presenciais. Segundo ele, alguns estudantes se queixaram das dinâmicas de grupo desenvolvidas presencialmente. Na sua opinião, o conteúdo do projeto é excelente e os alunos gostam muito, mas entendem que a proposta pode melhorar se for usada nas reuniões presenciais a mesma dinâmica utilizada na plataforma virtual.

Gerente da escola destaca importância do tema

Na abertura do curso, a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, destacou que o tema do PJ Minas escolhido para 2019 é fundamental no momento de mudança por que passa o País. “No próximo ano, teremos muitos desafios”, disse, ressaltando que o curso é uma etapa muito importante do projeto, pois permite a troca de impressões e a discussão coletiva entre os participantes, enquanto marca o início da discussão temática.

Ruth, que acompanhou o lançamento do projeto, há 16 anos, e toda a sua evolução, comentou também os avanços alcançados pelo PJ Minas, bem como o seu crescimento, o que permitiu que o projeto chegue a 2019 com um número expressivo de municípios – 112 integrantes ao todo.

“É uma ação que ajuda a fortalecer o Poder Legislativo”, afirmou, ressaltando que “uma das grandes vantagens do PJ é poder levar às famílias dos jovens estudantes uma visão mais real de que é possível ser um Parlamento comprometido com os interesses da sociedade”.

Este ano, o curso foi dividido em duas turmas. A segunda começa nesta quarta-feira (5). No programa do curso, os coordenadores municipais terão oportunidade de conhecer um pouco também sobre o funcionamento da Comissão de Participação Popular da Assembleia, que é responsável por acolher e encaminhar as propostas finais retiradas do PJ Minas.

O funcionamento da comissão em relação ao projeto será abordado por seu presidente, o deputado Doutor Jean Freire (PT), em duas exposições. No dia 4/12, ele falará para a Turma 1; no dia 6/12, para a Turma 2.