Comissão ouve indicados ao Conselho Estadual de Educação

Seis membros sugeridos pelo governador passarão por arguição pública em comissão especial nesta terça (13).

09/11/2018 - 13:16

Seis indicados pelo governador Fernando Pimentel para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE) serão ouvidos nesta terça-feira (13/11/18) pela comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) encarregada de analisar os nomes.

A arguição pública dos indicados será realizada em reunião da comissão às 15 horas, no Plenarinho IV. Após a sabatina, cada uma das indicações receberá um parecer, que após aprovado na comissão seguirá para discussão e votação no Plenário, em turno único.

As indicações, de nºs 63 a 68/2018, foram encaminhadas à Assembleia em mensagem na qual o governador ressalta que todos os indicados são atuantes nas áreas afetas às competências do Conselho Estadual de Educação, detentores de notório saber e experiência em matéria de educação.

A missão do CEE é promover a regulação da educação em Minas Gerais, contribuindo para sua atualização e aprimoramento. Seus membros têm sua atuação dividida em câmaras: de ensinos fundamental, médio e superior e de planos e legislação.

Além de membros de livre indicação do governador, compõem o Conselho também representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de entidades da sociedade civil, de forma paritária.

Confira o perfil dos indicados:

  • Lina Kátia Mesquita de Oliveira - Graduada em Matemática, tem mestrado e doutorado em Educação. É coordenadora da unidade de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e tem experiências em áreas como avaliação de sistemas, planos e programas educacionais.
  • Maria Conceição Caldeira de Oliveira - Graduada em Pedagogia, tem pós-graduação em Psicopedagogia e em Avaliação Escolar. É gerente de educação básica do Serviço Social da Indústria (Sesi) e tem qualificações em áreas como gestão de equipes para coordenação de projetos pedagógicos, acompanhamento técnico em escolas e regimento escolar.
  • Edson de Paula Lima - Graduado em Direito, iniciou doutorado em Direito Civil e fez cursos de nível de pós-graduação nas áreas de economia política e filosofia. É professor da Politécnica de Minas Gerais, com experiência em aulas para turmas regulares do ensino médio profissionalizante.
  • Sérgio Luiz Nascimento - É graduado em História, pós-graduado em História do Brasil e mestrando em Educação. Tem atualização em Gestão de Pessoas e aperfeiçoamento em Gestão Municipal da Educação. É avaliador do Ministério da Educação e presta assessoria à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Geais (Undime -MG).
  • Aline Neves Rodrigues Alves - Graduada em Geografia, tem mestrado em Educação. É professora da rede municipal de Belo Horizonte e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (Nera – CNPq) e o Grupo de Estudo Interdisciplinar Quilombola do Observatório de Educação Escolar Quilombola e Indígena.
  • Rita de Cássia de Freitas Coelho - Graduada em Cências Sociais, fez curso internacional pelo Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, da Universidade de Harvard. É analista de avaliação na área da educação infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

    Consulte a pauta da reunião.