O Grupo Pontapé foi um dos que se apresentou pelo projeto Zás, em 2018 - Arquivo ALMG
Projetos culturais da ALMG estão com editais publicados

Publicados editais de seleção para o Assembleia Cultural

Inscrições em quatro projetos culturais da ALMG serão recebidas no período de 1º a 9/11, para apresentações em 2019.

09/10/2018 - 14:28 - Atualizado em 22/11/2018 - 12:07

Artistas da música popular e erudita, das artes cênicas, visuais e do artesanato já podem consultar as regras e os prazos de inscrição para a seleção pública de projetos culturais aberta pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os procedimentos constam de quatro editais publicados no Diário do Legislativo desta terça-feira (9/10/18). Cada um deles refere-se a um projeto do programa Assembleia Cultural, sendo eles: Zás, Segunda Musical, Mineiranças e Galeria – Ocupações Artísticas.

Para todos eles, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 1º e 26 de novembro, pelos Correios (via Sedex, com Aviso de Recebimento-AR) ou pessoalmente na ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte), das 8 às 18 horas.

Apenas para o Segunda Musical, voltado para estudantes de música erudita, a inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no Portal da Assembleia. A seleção será feita em audição pública, por profissionais especializados.

Para os demais projetos, a avaliação das propostas será realizada por profissionais especializados nas respectivas modalidades artísticas (pareceristas), que darão pareceres técnicos às propostas.

Todos os trabalhos selecionados nos quatro projetos serão apresentados ao longo de 2019.

Assim como os editais, todas as etapas do processo de habilitação e seleção, bem como o resultado final, também serão divulgadas no Diário do Legislativo e no Portal da Assembleia.

Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones (31) 2108-7303 e 2108-7305, das 8h às 18h, e pelo endereço eletrônico selecao.cultural@almg.gov.br. Veja outras informações por projetos e o cronograma das etapas.

Zás

  • Serão selecionadas propostas de espetáculos nas modalidades teatro adulto (6 vagas), teatro infantil/contação de histórias (4 vagas), mágica/stand up/performance (3 vagas), dança (5 vagas) e show de música (exceto música erudita; 12 vagas).
  • As apresentações selecionadas serão às quintas-feiras, às 19h, no Teatro da Assembleia, com gravação e transmissão posterior pela TV Assembleia.
  • Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com propostas autorais, independentes e/ou inovadoras.

Segunda Musical

  • Serão selecionados estudantes de música erudita em qualquer nível de formação, a partir de 16 anos de idade, para apresentações individuais ou em grupo, às segundas-feiras, às 20h, no Teatro da Assembleia, com gravação e transmissão posterior pela TV Assembleia.
  • São 20 vagas, com seleção feita em audição pública, de no máximo 10 minutos, por profissionais especializados.
  • Para grupos de câmara, é permitida a participação de músicos que não sejam estudantes: duos, trios e quartetos podem ter até um músico que não seja estudante; grupos com mais de quatro integrantes podem ter até dois músicos que não sejam estudantes.

Ocupações – Galeria de Arte

  • Serão selecionadas propostas para realização de exposições como de pintura, desenho, escultura, gravura, fotografia, instalação e outros na Galeria de Arte da Assembleia.
  • As propostas selecionadas vão compor seis temporadas do projeto, cada uma com duração de três semanas, com início às segundas-feiras e visitação em dias úteis, com acesso gratuito.
  • Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, com propostas individuais ou coletivas, sendo que cada temporada será composta por duas propostas individuais ou uma proposta de coletivo artístico.

Mineiranças – Artesanato

  • O projeto é voltado para a valorização de práticas culturais de comunidades mineiras, sobretudo artesanato, ofícios tradicionais e cultura popular regional.
  • Com seis vagas, serão selecionadas propostas para a realização de feiras e exposições no espaço da Galeria de Arte da Assembleia. Cada evento tem a duração de uma semana (dias úteis).
  • Podem se inscrever coletivos de artesãos representados por associações ou cooperativas legalmente constituídas como pessoa jurídica e sediadas em Minas Gerais.

CRONOGRAMA

9/10/18

Publicação dos editais

1º a 26/11

Período de inscrições

29/11

Prazo para a chegada de inscrições que forem feitas via Sedex

27 a 29/11

Julgamento de habilitação pelas comissões organizadoras

1°/12

Publicação do resultado dos habilitados

3 a 5/12

Prazo para recursos

7/12

Publicação do resultado dos recursos

19/12

Prazo para entrega das avaliações pelos pareceristas *

22/12

Publicação do resultado final *

16 a 19/3/19

Audições do Segunda Musical (fase prática)

* Exceção para o Segunda Musical

Assembleia Cultural - Os projetos contemplados nos editais integram o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas culturais da ALMG, voltadas para a promoção das diversas expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional