Comissão de indicação para a Funed elege presidente e vice
Parlamentares vão analisar o nome de Vanderlei Eustáquio Machado para o comando da fundação.
31/10/2018 - 11:55O deputado Antônio Jorge (PPS) foi eleito, nesta quarta-feira (31/10/18), presidente da comissão especial que irá analisar a indicação do governador Fernando Pimentel de Vanderlei Eustáquio Machado para o comando da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O vice-presidente será o deputado Doutor Wilson Batista (PSD).
O indicado é farmacêutico e bioquímico. Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) por 31 anos. Entre 2012 e 2014, foi presidente do Conselho Federal de Farmácia. Também já presidiu o conselho regional da categoria em Minas Gerais.
Vanderlei também atua em entidades como a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e já foi vereador na cidade de Mariana (Região Central), entre 1976 e 1982.
A Funed tem como competência realizar pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde pública. Além disso, busca pesquisar e produzir medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, bem como promover ações laboratoriais de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador.
Tramitação – A comissão especial realizará a arguição pública de Vanderlei Eustáquio e emitirá parecer sobre a indicação, que seguirá para votação, em turno único, no Plenário.