Associação reforça mobilização popular e trabalho em rede

Entidade com atuação destacada em Contagem será homenageada na quinta (25) em Reunião Especial do Plenário da ALMG.

19/10/2018 - 13:32

Valorizando a mobilização popular e o trabalho em rede, a Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II (Amonp), em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) está completando 45 anos de fundação e será homenageada nesta quinta-feira (25/10/18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A comemoração será às 20 horas, em Reunião Especial de Plenário, e foi solicitada pela deputada Marília Campos (PT) e outros 26 parlamentares.

“A história da Amonp é exemplar e justifica essa homenagem. Ela foi criada em 1973, por iniciativa dos moradores do bairro para melhorar a qualidade de vida no entorno e hoje é uma importante parceira do poder público na implantação de políticas de assistência social para pessoas de todas as idades em situação de vulnerabilidade social”, destaca a deputada.

A entidade destaca, em seu site, que a maior parte das famílias atendidas é chefiada por mulheres que enfrentam, além do desemprego e precariedade dos empregos ofertados, graves problemas familiares, como dependência química, evasão escolar e outros ligados à situação de risco social.

Para atuar nesse cenário, a Amonp desenvolve ações sociais, educativas, culturais e esportivas, e ainda de segurança alimentar e saúde, executadas com o apoio e colaboração de uma rede de parceiros.

São mais de 20 instituições parceiras, entre centros universitários e faculdades, padarias e outros estabelecimentos de gêneros alimentícios diversos e também de ramos como transportes, construção e segurança eletrônica, além da Prefeitura de Contagem.

Ações – A Amonp desenvolve, entre várias atividades, ações voltadas para a infância e adolescência, idosos, gestantes e pessoas em situação de rua. Semanalmente dezenas de famílias são atendidas com a doação de hortifruti e com o Almoço Comunitário, oferecido gratuitamente para a comunidade, aos sábados.

Os projetos desenvolvidos abarcam as áreas de assessoramento técnico, para o fortalecimento de movimentos sociais e organizações; de controle social, para participação na efetivação e execução de políticas públicas; de utilidade pública, para ouvir a população e encaminhar demandas aos órgãos públicos competentes; e também de acolhida social.