Música sacra barroca é destaque do Segunda Musical
Apresentação especial da Semana do Servidor traz a peça barroca Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi.
18/10/2018 - 14:44O programa Segunda Musical, especial da 17ª Semana do Servidor, será com o Quarteto Musik, nesta segunda-feira (22/10/18), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O concerto terá a participação do cravista, pianista e servidor da Casa, Antônio Carlos de Magalhães, o Toninho, e das solistas Liliane Maciel (soprano) e Jennifer Imanishi (mezzo-soprano). Eles apresentarão a peça Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi.
A peça é uma referência da música sacra barroca europeia, cujo nome vem do latim "Estava a mãe", e retrata momentos distintos do estado emocional da mãe de Jesus. É uma prece do século XIII e tem dois hinos: a Stabat Mater Speciosa, que aborda o nascimento de Jesus, e a Stabat Mater Dolorosa, que descreve o tormento de Maria ao ver o seu filho agonizar na cruz. Esse último momento é tratado na peça de Pergolesi.
Toninho estudou licenciatura em Piano na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é pós-graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Exerce a direção artística do programa Segunda Musical da Assembleia. Gravou quatro CDs e realizou concertos solo e em grupo na Alemanha, na Argentina, em Portugal, na Áustria, na Bélgica e na Holanda, entre outros países.
A soprano Liliane Maciel é formada em canto Lírico e pós-graduada em Ensino de Línguas pela Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo. Integrou por oito anos o Coro Sinfônico de São José dos Campos (SP). Foi solista em concertos como Stabat Mater de Pergolesi, Réquiem de Fauré e Messias de Händel. Atualmente, integra o trio feminino de música de câmara Insight e o naipe de sopranos do coral Concentus Musicum de Belo Horizonte da maestrina Iara Frike Matte.
A mezzo-soprano Jennifer Imanishi é natural de Belo Horizonte e foi criada no Japão. Formou-se em Bacharelado em Canto Lírico na classe da professora Luciana Monteiro na UFMG, em 2016. Foi solista na Missa em Lá Maior, BWV 234 de J.S. Bach e Vésperas Solenes de Domingo, dentre outras obras, sob regência de Iara Fricke Matte, Eduardo Teixeira Mendes e Cláudio Lage. Atualmente, compõe o naipe de contraltos do Coral Concentus Musicum de Belo Horizonte e Coral Lírico de Minas Gerais.
Quarteto participa de festivais nacionais e internacionais
O Quarteto Musik é um grupo de música de câmara que se apresenta no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. O quarteto é composto por Roberto Papi (viola), William Neres (violoncelo), Rodrigo de Oliveira e Artur Vieira Terto (violinos), todos membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Roberto é natural de Spoleto, na Itália, e mestre em Música pela Rice University (EUA). Ele integrou a New World Symphony e é o atual assistente principal do naipe de violas da Filarmônica de Minas Gerais.
William Neres especializou-se em violoncelo e música de câmara na École Normale de Musique de Paris. Integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e já foi premiado nos concursos Paulo Bosísio, Eleazar de Carvalho e Música XXI.
Rodrigo de Oliveira também integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o Orquestra Ouro Preto. Ele é ganhador do Concurso Jovens Solistas das Orquestras Sinfônicas de Minas Gerais (2016) e de Goiânia (2017).
Arthur venceu o concurso Jovens Solistas da UFMG e obteve o segundo lugar no Concurso de Cordas Paulo Bosísio. Atuou como solista nas orquestras sinfônicas da Escola de Música da UFMG e do Sesiminas e fez parte da Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Hoje, integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
O Quarteto Musik também participa de festivais internacionais como Aspen Music Festival, Spoleto Festival dei Due Mondi, Tanglewood Music Center, Amelia Island Chamber Music Festival e École Normale de Musique de Paris.
Incentivo à cultura - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.
O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.