Geração traz roda de capoeira para o estúdio, e capoeiristas abordam tradições e características da prática - Arquivo ALMG

Programa Geração traz capoeira à TV Assembleia

Capoeiristas abordam peculiaridades da prática e improvisam uma roda de capoeira no estúdio.

27/09/2018 - 12:11

O programa Geração, da TV Assembleia, que estreia no próximo sábado (29/9/18), às 19 horas, fala sobre a capoeira, uma prática milenar dos africanos em seu continente, muito antes de serem traficados como escravos para o Brasil. A atividade resguarda, no País, entre jovens e pessoas de todas as etnias, a tradição dos mestres.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Geração

Em estúdio, presença de Eduardo Moreira da Silva, o Mestre Primo, do Grupo Iuna; e de Priscila Paiva, pesquisadora e instrutora de capoeira da Associação Cultural Companhia Pernas pro Ar (CPPA), de Pedro Leopoldo; além de capoeiristas da CCPA.

Representando a Capoeira Angola, o Grupo Iuna é uma ONG criada em 1983. O grupo promove, deste 1998, o Encontro Nacional de Capoeira Angola. Coordenado por Mestre Primo, o Iuna é organizado por jovens e moradores da comunidade do Bairro Saudade.

Além de ser um Ponto de Cultura, o grupo oferece, em sua sede, oficinas gratuitas de Capoeira Angola para mais de 150 crianças, adolescentes e adultos.

Já a CCPA foi fundada pelos Mestres Boca de Peixe - Danny Alexandro Lopes de Oliveira - graduado em Educação Física pelo UNI-BH e pós-graduado em Educação Física Escolar pela UGF; e Porquinho - Nayro Ângelo Lopes de Oliveira - residente em Köln (Alemanha), desde 1997, onde desenvolve um importante papel na divulgação da cultura brasileira.

Com instrumentos, capoeiristas da CPPA demonstram movimentos e improvisam uma roda de capoeira no estúdio do Geração. “Mais do que jogar capoeira, a companhia pretende desenvolver, disseminar e estudar a luta. Aqui misturamos técnicas, formação da Angola e também Regional”, afirma Priscila.

Durante o programa, os participantes conversam sobre a participação da mulher na prática, os grandes Mestres, Pastinha e Bimba, a diferença entre as Capoeiras Angola e Regional; as características da capoeira na Bahia, no Rio e no Recife. E ainda dos vários tipos de instrumentos usados nas rodas.

Reprises – Esta edição do Geração tem reprises no domingo (30), às 12h30; e na segunda-feira (1º/10), às 13h30. Acompanhe também nas redes sociais.