A votação será realizada um dia antes da plenária estadual, a partir das 8 horas

Votação do tema de 2019 do PJ Minas será transmitida ao vivo

Transmissão de escolha dos estudantes será feita na quinta (20), pela página do Parlamento Jovem no Facebook.

17/09/2018 - 15:34

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) realizará na próxima quinta-feira (20/9/18) a transmissão ao vivo, por meio da sua página no Facebook, da votação do tema que norteará o projeto em 2019. A atividade acontecerá um dia antes da plenária estadual e se iniciará às 8 horas.

A transmissão incluirá os debates e a decisão final dos jovens representantes das cidades e dos polos regionais, direto do Auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Após deliberação nas plenárias regionais, os três temas priorizados para escolha foram: "Jovem no mercado de trabalho"; "Preconceito racial"; e "Bullying, ciberbullying e liberdade de expressão".

De acordo com o coordenador estadual do PJ Minas, Ricardo Moreira, esta é a primeira vez que a escolha do tema para a próxima edição será transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Na opinião dele, é um importante passo na evolução do projeto. “Vale muito a pena fazermos isso porque é uma forma de darmos retorno para o interior, para todos os envolvidos se sentirem participantes de todas as etapas, mesmo que não possam estar presentes”, aponta.

Segundo o coordenador, os três temas serão brevemente apresentados por especialistas, exposição que será coordenada pela Consultoria da ALMG. Após essa etapa, os estudantes votam no tema que preferem, usando cartões. O processo todo, bastante simples, está previsto para durar duas horas.

Etapa estadual - O PJ Minas é uma iniciativa de educação para a cidadania da Assembleia de Minas, por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com dezenas de câmaras municipais. A etapa final da edição 2018 inicia-se nesta quarta-feira (19), quando cerca de 120 jovens, representando todas as regiões do Estado, chegam à ALMG para a realização da Etapa Estadual 2018 do projeto.

No último dia dessa fase final, sexta-feira (21), as propostas relacionadas ao tema deste ano, “Violência contra a mulher”, serão votadas e priorizadas. Isso se dará depois da discussão e consolidação das diferentes propostas de cada polo em documentos discutidos em grupos de trabalho.

O documento final, produzido com a votação do último dia, será consolidado pela equipe técnica da ALMG e entregue à Comissão de Participação Popular da Casa Legislativa.

A partir daí, os parlamentares podem dar encaminhamento às sugestões, como projetos de lei ou em outros formatos, após negociações com os outros poderes, Executivo e Judiciário.