Realizada em junho deste ano, Feira da Agricultura Familiar terá nova edição na próxima semana

Assembleia homenageia Emater pelos seus 70 anos

Empresa é hoje destaque na assistência técnica rural do Brasil. Comemoração inclui feira de agricultura familiar.

14/09/2018 - 11:07 - Atualizado em 14/09/2018 - 18:11

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá homenagear a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) pelos seus 70 anos de fundação.

A solenidade está agendada para esta quarta-feira (19/9/18), às 16 horas, em Reunião Especial de Plenário, e também inclui a realização da Feira da Agricultura Familiar, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao). O autor do requerimento para a solenidade é o deputado Rogério Correia (PT).

Fundada em 1948, a Emater tem como principal objetivo fomentar a agricultura familiar, por meio da assistência técnica e extensão rural. De acordo com a instituição, seu trabalho hoje abrange cerca de 400 mil agricultores em Minas Gerais, sendo a maior empresa pública do setor no País.

Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a empresa atua em cerca de 790 municípios mineiros. Entre seus programas, está o incentivo à bovinocultura de leite, um dos principais produtos da economia mineira.

Outro programa desenvolvido pela empresa é o Certifica Minas, cujo objetivo é a melhoria do processo de gestão das atividades agropecuárias e agroindustriais do Estado.

O manejo genético de produtos rurais também está no rol de segmentos aos quais a Emater presta assistência técnica. Ajuda a agricultores familiares em extrema pobreza também faz parte da atuação da instituição.

Feira – Em virtude do evento, ainda na quarta (19) a Assembleia cederá o espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edijao), das 8 às 18 horas, para a realização da Feira da Agricultura Familiar. Quem vier à ALMG nesse dia poderá levar para casa produtos da agricultura familiar, como doces de frutas, carnes defumadas, queijos e hortaliças em geral.

Além desses itens, produtos artesanais farão parte da feira, realizada pela Emater em parceria com o Legislativo mineiro. O evento contará com 29 barracas, que irão expor produtos da região Central, do Sul e do Norte de Minas.