As ações educativas da Semana Nacional do Trânsito incluem apresentações artísticas

Programação na Assembleia alerta para os perígos no trânsito

Semana Nacional do Trânsito será lembrada em exposição na Galeria de Arte e outras atividades no Hall das Bandeiras.

10/09/2018 - 12:53

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será palco de atividades realizadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), em parceria com outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e diversas instituições públicas. As intervenções ocorrerão do dia 17 a dia 21 deste mês.

Nesse período, a Galeria de Arte da Assembleia receberá a exposição educativa "Nós somos o trânsito".

Com fotos, banners e ilustrações, a mostra tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre valores, posturas e atitudes que garantam o direito de ir e vir dos cidadãos e a valorização da vida no trânsito. Também são apresentados serviços, ações e equipamentos desenvolvidos em prol de um trânsito mais seguro.

Ainda como parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, no dia 18, o Hall das Bandeiras da ALMG receberá diversas ações educativas, incluindo apresentações artísticas, exibição de filmes e vídeos, atividades para crianças e uma simulação de acidente e resgate de vítima de trânsito. As atividades serão realizadas das 9 às 17 horas.

Mortes - Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes de jovens no mundo e no Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, eles ocupam a terceira posição de mortes na faixa etária de 15 a 19 anos. Em 2014, de 1,2 milhão de mortes registradas no Brasil, os acidentes automobilísticos vitimaram 44.823 pessoas.

Em 2016, apesar da queda, ainda foram registradas 37.345 mortes. Em Minas, no mesmo ano, as vítimas fatais do trânsito chegaram a 3.589.

Conscientizar o público sobre sua responsabilidade é um dos objetivos da Semana Nacional do Trânsito, instituída pela Lei Federal 9.503, de 1997. Conforme a norma, ela é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, em todo o Brasil.