Zás recebe a peça Danação com o ator Eduardo Moreira
Um dos fundadores do Grupo Galpão, ator propõe, com o texto, diálogo nos universos de Manoel de Barros e Guimarães Rosa.
20/08/2018 - 13:30O ator Eduardo Moreira, um dos fundadores do Grupo Galpão, criado em 1982, apresenta seu primeiro espetáculo solo no Zás desta quinta-feira (23/8/18), às 19 horas, no Teatro da Assembleia. A peça "Danação" traz à cena um homem que, diante da plateia, narra memórias do tempo vivido dentro do coração de uma mulher, onde conviveu com uma menina, que se escondia da morte.
Além de dar corpo e voz a todos os personagens dessa fábula, o homem percorre diversos caminhos para contar sua história, como quem monta um jogo de quebra-cabeça com suas lembranças. O texto propõe um diálogo com a poesia de Manoel de Barros e universos de João Guimarães Rosa, Mia Couto e Adriana Falcão.
A narrativa também faz um pacto com o espectador para lhe conferir autonomia na construção de diversas imagens durante o seu desenvolvimento. A peça Danação foi escrita pelo dramaturgo Raysner de Paula e a direção é de Marcelo Castro e Mariana Maioline.
Eduardo Moreira tem sido responsável pela direção artística do Grupo Galpão desde o início, além de ter participado de suas montagens como ator, diretor e assistente de direção. Ele já venceu prêmios como o de ator revelação e o de melhor ator coadjuvante com suas atuações nos espetáculos De olhos fechados, O inspetor geral e Um molière imaginário.
Assembleia Cultural - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, agora em novo dia e horário: às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte).
A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.