A estação ferroviária, do século XIX, foi transformada em museu e biblioteca - Arquivo ALMG
Na visita foi constituída comissão para discutir recuperação de equipamentos ferroviários do município

Patrimônio ferroviário pode gerar empregos em Lafaiete

Deputados discutem investimentos da MRS Logística para recuperação de equipamentos na cidade.

13/08/2018 - 16:27

Os deputados João Leite (PSDB) e Glaycon Franco (PV) visitaram, nesta segunda-feira (13/8/18), o Museu Ferroviário de Conselheiro Lafaiete (Região Central), conhecendo ainda oficinas, trechos e equipamentos ferroviários localizados no município, boa parte deles desativados. Os parlamentares representaram a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que é presidida por João Leite.

Conselheiro Lafaiete é um dos destaques do Estado no que se refere ao patrimônio ferroviário. A cidade abriga uma das primeiras estações de embarque e desembarque em Minas, além de prédios de oficinas e empresas de manutenção. A maior parte desses empreendimentos, porém, está fechada, enquanto locomotivas e vagões vão se deteriorando.

A estação ferroviária, construída no século XIX, foi transformada em museu e biblioteca, por meio de parceria entre a prefeitura e a MRS Logística S/A, concessionária que opera a Malha Regional Sudeste da antiga Rede Ferroviária Federal S/A. O museu está quase concluído, mas ainda não foi inaugurado.

Outra instalação ferroviária importante de Lafaiete que também foi visitada pelos deputados é a antiga fábrica de vagões da Companhia Industrial Santa Matilde, que está desativada. De acordo com João Leite, durante a visita foi constituída uma comissão para discutir a recuperação deste e outros equipamentos ferroviários localizados no município.

Deputado prevê geração de 500 empregos

“Há um entendimento para que a MRS assuma a fábrica da Santa Matilde e reforme os equipamentos no próprio município, o que deve gerar 500 empregos em Lafaiete”, afirmou o parlamentar. De acordo com o presidente da Comissão Pró-Ferrovias, a prefeitura mostrou grande interesse em retomar estruturas ferroviárias desativadas, a exemplo do que aconteceu com a antiga estação.

João Leite e Glaycon Franco também estiveram na área de manutenção da MRS Logística. A empresa foi constituída em 1996, ano em que também venceu o leilão de privatização de algumas das mais importantes ferrovias do País, que ligam Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além da Ferrovia do Aço e a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. A empresa é controlada pela CSN, Minerações Brasileiras Reunidas S/A (MBR), Vale, Usiminas e Gerdau, além de outros acionistas menores.

A Comissão Pró-Ferrovias da ALMG tem realizado uma série de reuniões e visitas para discutir a necessidade de revitalização do patrimônio ferroviário de Minas e evitar que o dinheiro arrecadado com as licenças para exploração das linhas mineiras vá para outros Estados.

Obras - De acordo com as regras atuais, as empresas concessionárias podem pagar o dinheiro devido à União com obras. Com o valor arrecadado por meio das concessões dentro de Minas Gerais, cerca de R$ 9 bilhões, segundo o deputado João Leite, está prevista a construção de um anel ferroviário em São Paulo e também a utilização em obras para escoamento de grãos no Mato Grosso. Os deputados mineiros consideram que o Estado não pode abrir mão destes recursos.