Nesta edição do Geração, um bate-papo sobre rodas de samba e dicas de espaços para curtir o ritmo em BH.

Geração traz roda de samba à TV Assembleia

No programa, uma conversa sobre o ritmo com o premiado cavaquinista e compositor mineiro Warley Henrique

18/07/2018 - 12:06

O programa Geração, da TV Assembleia, que vai ao ar nerste sábado (21/7/18), às 19 horas, aborda o um ritmo muito brasileiro: o samba. Em estúdio, uma descontraída conversa com o premiado cavaquinista e compositor mineiro Warley Henrique e outros apaixonados pelas rodas de samba, com cavaquinho, pandeiro e boa companhia.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa

Autodidata, Warley Henrique é, segundo a crítica, um dos maiores instrumentistas da nova geração de músicos em Minas Gerais. Ele e os novos sambistas mineiros garantem que Belo Horizonte está repleta de quintais e espaços que atraem a moçada para o samba, e dão dicas dos melhores lugares para a curtir o ritmo nestas férias.

Natural de Belo Horizonte, Warley começou a tocar cavaquinho aos 15 anos. Pixinguinha, Tom Jobim, Waldir Azevedo, Cartola e Jacob do Bandolim são algumas de suas referências musicais. Aos 18 anos, conquistou prêmios importantes que o levaram participar de mais shows e a trilhar sua carreira profissional.

O músico recebeu o Prêmio BDMG Instrumental; Jovem Instrumentista e Prêmio de melhor show no festival BDMG (2002); Prêmio de melhor instrumentista no festival BDMG Instrumental (2006); Prêmio Conexão Telemig Celular de Música (2006); Prêmio Música Independente (2007); Prêmio Marco Antônio Araújo (2009); Finalista revelação no Prêmio da Musica Brasileira (2009); Conexão Vivo (2010 e 2011); Rumos Itaú Cultural (2011).

Discografia- Em 2008, ele lançou seu primeiro CD “Delicado”, que contou com as participações especiais de Dona Ivone Lara e Wilson das Neves. “O nome do CD foi uma homenagem ao Waldir Azevedo, autor desta canção eterna”, conta Warley. Depois disso, o instrumentista lançou outros dois álbuns: “Pra quem não me conhece”, em 2014. E, dois anos depois, o CD “Memórias”, numa parceria com Rodrigo Brasileiro, para homenagear o centenário do Samba.

 “Tem uma geração de músicos bem bacana, como Fernando Bento, Lucas Flainblat, Malu Dias, Marina Gomes, Cinara Ribeiro, Evandro Melo. E em Belo Horizonte, espaços bem legais, onde rola muita roda de samba das boas, como o nosso espaço Barraco do Pretim, no Bairro Bandeirante; o Quintal Divina Luz, no São Marcos; Quintal da Jabú, no Concórdia. Quintal Santê, no Santa Tereza. Clã, no Bairro Aparecida; e o espaço Contemporâneo Gastrô Show, no Santa Efigênia”, enumera.

 “O problema é que a grande mídia não tem interesse que a galera jovem ouça Cartola, Candeia, Noel Rosa e que o samba, que é nosso, se torne ainda mais conhecido entre esta turminha toda. Mas isso tá mudando”, avalia Warley.

Reprises -  Esta edição do Geração tem reprises no domingo (22/7), às 12h30; e na segunda (23), às 13 horas.