Requerimentos aprovados incluem visitas na RMBH e no interior do Estado

Comissão visitará novos trechos e equipamentos ferroviários

O objetivo dos deputados é sensibilizar governos para retomar investimento nas ferrovias mineiras.

18/07/2018 - 13:02

Integrantes da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretendem visitar vários trechos, oficinas e equipamentos ferroviários nos próximos dias, tanto na Região Metropolitana quanto no interior do Estado. Requerimentos nesse sentido foram aprovados na manhã desta quarta-feira (18/7/18). 

Os requerimentos assinados pelos deputados João Leite (PSDB), presidente; Roberto Andrade (PSB); Celinho do Sinttrocel (PCdoB); Glycon Franco (PV); e pela deputada Marília Campos (PT) solicitam visitas aos seguintes locais: Belo Horizonte, nos bairros Horto e Belvedere; Conselheiro Lafaiete (Região Central); Brumadinho (RMBH); e Sete Lagoas (Central).

Outro requerimento, de autoria da deputada Marília Campos, acrescentou o município de Contagem (RMBH), incluindo visita à infraestrutura da Estação Bernardo Monteiro e seu entorno.

As data das visitas ainda não foram marcadas. Mas a comissão já tem uma série de compromissos agendados, incluindo uma audiência pública no dia 13 de agosto, também em Conselheiro Lafaiete. O deputado João Leite e o relator da comissão, Roberto Andrade, destacaram a importância de se discutir a retomada dos investimentos nas ferrovias mineiras e se mostraram otimistas pela repercussão que o assunto tem tido na imprensa.

Concessões – Os integrantes da comissão voltaram a discutir a antecipação da renovação das concessões ferroviárias, outro assunto que ganhou destaque nos últimos dias, após a União ter definido que o dinheiro seria revertido para obras em São Paulo e no Mato Grosso, sem nenhuma destinação para Minas Gerais. Outros estados teriam reclamado e, em função disso, o governo federal teria anunciado que o Pará também receberá investimentos de R$ 1 bilhão.

Outro requerimento aprovado, de autoria de todos os integrantes da comissão, é para que seja realizada audiência pública com os deputados federais e senadores, em Belo Horizonte, para debater as negociações federais sobre a renovação de concessões de ferrovias que atravessam Minas Gerais e a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Estado.

Os deputados João Leite, Roberto Andrade e Celinho do Sinttrocel pediram apoio de todos, para que haja uma reação política capaz de trazer verbas também para Minas. A deputada Marília Campos informou que vai se reunir com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e com o governador Fernando Pimentel solicitando que haja o envolvimento também do Executivo estadual e da Prefeitura de Belo Horizonte no pleito.

Na reunião desta quarta (18), também foram aprovados os relatórios de várias visitas que a comissão já realizou desde que iniciou suas atividades, em junho: à Procuradoria Geral da República, à Câmara dos Deputados, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aos municípios de Lavras e Ribeirão Vermelho, ambos no Sul de Minas, e Bom Sucesso (Centro-Oeste), e tambám à sede do Ministério Público do Estado, em Belo Horizonte.

Consulte o resultado da reunião.