Ana Zivkovic graduou-se em 2002 pela Faculdade de Música de Belgrado, na Sérvia

Segunda Musical recebe Duo Alarte com violino e piano

No programa, obras dos compositores Ludwig van Beethoven, César Franck e Pablo de Sarasate.

28/06/2018 - 14:31

O projeto Segunda Musical desta semana (2/7/18) conta com a apresentação do Duo Alarte, às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A violinista Ana Zivkovic e o pianista Alessandro Fonseca interpretam obras dos compositores Ludwig van Beethoven, César Franck e Pablo de Sarasate.

Ana Zivkovic graduou-se em 2002 pela Faculdade de Música de Belgrado, sua cidade natal, capital da Sérvia. Ela continuou se dedicando ao violino na Academia de Música de Mannheim, na Alemanha, até 2005. Quatro anos depois, tornou-se mestre ao interpretar como solista a Fantasia Escocesa de Max Bruch, com a Orquestra Sinfônica de Baden Baden.

Premiada internacionalmente, de 2000 a 2002, integrou o Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara Dusan Skovran, de Belgrado, e atuou como assistente de spalla na Orquestra de Câmara de Mannheim. Antes de se mudar para Belo Horizonte, passou pela orquestra alemã Badische Staatskapelle Karlsruhe.

Doutorando em Piano Performance, com bolsa integral concedida pela University of Oregon, nos Estados Unidos, Alessandro Fonseca atua como pianista colaborador sob a orientação do renomado pianista Dr. Alexandre Dossin. Ele é mestre em Music - Piano Performance pela mesma instituição.

Bacharel em Piano pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em 2012, foi premiado em diversos concursos no Brasil, destacando-se o 2º lugar no 18º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella.

Coleciona performances por cidades nos Estados Unidos em eventos realizados pela Liszt American Society, da qual é membro. Com outros integrantes da organização, apresentou os Estudos Transcendentais de F. Liszt e S. Lyapunov. Atua junto com a violinista sérvia Ana Zivkovic desde 2013.

Incentivo à cultura - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.