Solenidade de comemoração dos 20 anos do Senar Minas, em 2013 - Arquivo ALMG

Senar Minas celebra 25 anos em reunião na quinta (28)

O Senar é uma entidade privada, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

21/06/2018 - 15:59

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar Minas) recebe na próxima quinta-feira (28/6/18), a partir das 19h30, homenagem no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Especial celebrará os 25 anos da instituição e acontece a pedido do deputado Inácio Franco (PV).

"É fundamental ressaltar o trabalho do Senar Minas nos seus 25 anos de atuação como escola do campo, responsável pela capacitação do produtor, do trabalhador e sua família. Defendo a formação profissional rural realizada pela entidade, visando o fortalecimento do agronegócio e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais”, explicou o deputado.

Inácio Franco afirma também que os resultados do Senar em favor da qualificação profissional e da gestão de negócios no campo estão mudando a vida de muitos mineiros.

Histórico - Criado em 7 de abril de 1993, o Senar é uma entidade privada, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Os recursos do Senar se originam de um percentual que incide sobre a comercialização de produtos rurais e, em outros casos, sobre a folha de pagamento de empregados do setor rural.

A estrutura do Senar Minas é composta pelo Conselho Administrativo, pelo Conselho Fiscal e pela Superintendência Executiva, que funciona em Belo Horizonte. A entidade tem escritórios regionais localizados em Uberaba (Triângulo Mineiro), Montes Claros (norte), Lavras e Passos (Sul), Governador Valadares (Rio Doce), Viçosa e Juiz de Fora (Zona da Mata), Sete Lagoas (Central), Patos de Minas (Alto Paranaíba) e Araçuaí (Jequitinhonha/Mucuri).

De acordo com informações da própria instituição, o Senar Minas realiza seus cursos gratuitamente, em situações reais de trabalho: em fazendas e empresas agropecuárias. Para isso, a entidade conta com instrutores capacitados para conduzirem os eventos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS), de acordo com a metodologia da formação profissional rural. A estruturação dos cursos e dos treinamentos é realizada pelas entidades cooperadas ao Senar.