Solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (21)

Presidente da Assembleia de Minas vai à posse no TRE

Deputado Adalclever Lopes comparece à solenidade em que foi empossado o desembargador Pedro Bernardes Oliveira.

21/06/2018 - 19:56

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, na tarde desta quinta-feira (21/6/18), da solenidade de posse do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Pedro Bernardes de Oliveira. Realizado no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, o evento teve a participação de autoridades dos três Poderes da União, do Estado e de municípios mineiros.

Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2005 e com atuação como juiz eleitoral, Pedro Bernardes prestou compromisso e assinou o termo de posse como novo presidente do TRE-MG.

Já como presidente, ele deu posse ao novo vice-presidente do órgão, Rogério Medeiros Garcia Lima, que será também o corregedor eleitoral de Minas Gerais. Os dois estarão à frente do TRE até 2020.

Natural de São Gotardo (Alto Paranaíba), Pedro Bernardes é formado em direito e pós-graduado em direito civil, tendo ingressado na magistratura em 1988.

Abstenções - Em entrevista coletiva antes da solenidade, ele foi questionado sobre as últimas pesquisas que apontam um alto índice de abstenção para as eleições deste ano. E respondeu que o TRE está preparado para organizar e realizar as eleições, atuando no esclarecimento do eleitor.

“Nós do TRE, a imprensa e outros atores do processo temos o grande papel de informar o eleitor quanto à relevância do voto e à escolha de bons candidatos, ampliando a cidadania do brasileiro”, disse Pedro Bernardes. Por fim, ele se mostrou otimista quanto ao comparecimento nas urnas: “Estou convencido de que o povo mineiro comparecerá em massa para votar e o índice de abstenção será pequeno”.