Reunião também quer discutir políticas de prevenção à doença  Arquivo ALMG

Audiência discute apoio a tratamento do câncer de mama

Reunião na quarta (20) terá entre destaques apresentação da Aspec, que atua junto a pacientes sem recursos financeiros.

15/06/2018 - 13:27

Políticas públicas de apoio ao tratamento de pacientes com câncer de mama e de prevenção à doença serão debatidas em audiência pública que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quarta-feira (20/6/18), às 10 horas, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.

Na reunião, solicitada pelo deputado Antônio Jorge (PPS), representantes da Associação Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec) farão uma exposição do trabalho que a entidade desenvolve junto a pacientes durante o tratamento da doença, tendo sido convidados ainda gestores do Estado, profissionais da área de saúde e representantes de várias organizações.

Em seu requerimento, o parlamentar alerta que o câncer de mama responde pela maior incidência entre os vários tipos de câncer nas mulheres e pela maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, e, ainda, que a mamografia é fundamental para diagnosticar a doença em estágios iniciais.

Nesse contexto, o deputado ressalta a importância da Aspec como uma instituição filantrópica, que se dedica a atender pessoas com câncer que não dispõem de recursos financeiros para suprirem suas necessidades básicas.

Atuação - A entidade atua na captação de recursos para melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares durante os tratamentos. Trabalha com voluntários em oficinas de artesanato, organização de eventos e entrega de donativos.

Conforme divulga em seu site, a Aspec, em parceria com a Defensoria Pública da União e com o Conselho Regional da Medicina, também realiza inspeções em hospitais conveniados ao SUS, a fim de aprimorar o diagnóstico precoce e buscar melhorias no tratamento das pessoas com câncer.

Entre ações desenvolvidas junto às pessoas em tratamento estão o Programa de Alimentação Básica (Proab), criado para fornecer alimentação saudável de acordo com recomendações de médicos ou nutricionistas, incluindo a concessão de cesta básica, ticket sacolão e ticket gás.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.