Exposição de fotos movimentou programação de fórum
Em exibição na ALMG, imagens e depoimentos de pessoas em situação de rua mostraram a diversidade desse grupo.
13/06/2018 - 16:34Durante os três dias da plenária final do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua, que se encerrou nesta quarta-feira (13/6/18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma exposição no Espaço Democrático José Aparecido Oliveira criou o ambiente para as discussões.
Duas fotos de cinco metros de altura já se destacavam para quem ainda estava na Praça da Assembleia. Lá dentro, outras fotos contavam, em imagens, histórias de pessoas em situação de rua.
“O mais importante era mostrar a diversidade de pessoas e situações que encontramos nas ruas e, assim, o tamanho dos desafios que o fórum buscava enfrentar”, explicou Daniel Protzner, um dos fotógrafos responsáveis pela exposição.
As imagens foram produzidas durante a apuração de duas matérias especiais sobre esses desafios, quando foram entrevistados vários homens e mulheres que estão ou já estiveram em situação de rua.
Parte dos depoimentos também estiveram na exposição, que apresentou pequenos vídeos em duas televisões dispostas no hall logo em frente à entrada do Auditório José de Alencar Gomes da Silva, onde foi realizada a maior parte das atividades do fórum.
“As fotos e os vídeos ajudaram a aproximar as pessoas que vieram ao fórum daquelas que estão em situação de rua. Qualquer um poderia viver essas histórias que eles vivem”, disse Clarissa Barçante, fotógrafa que também foi responsável pelo trabalho.
Mas quem gostou mesmo foi Daniel Correia, mais conhecido como Adão. Ele foi um dos retratados e, quando chegou à ALMG para participar do fórum, se deparou com uma enorme foto sua. "Subi os degraus e nem me reconheci na foto. Depois fiquei me namorando. Foi um presente que me deu orgulho e vontade de continuar sendo o Adão", disse.