No dia 7, a comissão fez sua primeira reunião extraordinária e aprovou audiências - Arquivo ALMG

Comissão Pró-Ferrovias será apresentada aos mineiros

Evento nesta quinta-feira (14) terá a presença de empresários, autoridades e lideranças com atuação no setor.

12/06/2018 - 17:25

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne, nesta quinta-feira (14/6/18), para apresentar a recém-criada Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras. A solenidade será realizada às 9 horas, no Salão Nobre, e deverá contar com a presença de autoridades, empresários e outras lideranças interessadas nessa temática.

A reunião deve ser conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (MDB), e terá também o pronunciamento do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), que solicitou o encontro.

O objetivo, de acordo com o gabinete do parlamentar, é dar ciência à sociedade sobre o trabalho que a comissão vai desenvolver e, ainda, valorizar a parceria com as instituições do setor.

Desde o anúncio da comissão no Plenário, no último dia 5, João Leite já havia manifestado a intenção de trabalhar em conjunto com governo federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), concessionárias e demais instituições com interface nessa área para garantir a ampliação das ferrovias no Estado.

“Vamos discutir com todos eles como se dará essa renovação da concessão para que Minas tenha uma possibilidade de transportar mais cargas e passageiros”, reforçou, na ocasião, referindo-se ao processo de antecipação das concessões, em curso pelo governo federal. A renovação, inclusive, foi um dos motivos que levaram à criação da comissão na ALMG.

Na primeira reunião extraordinária do grupo, dois dias depois, foram aprovados requerimentos de audiências em várias regiões de Minas para discutir a situação das malhas viárias e as possibilidades de reativação e ampliação. Já a primeira reunião ordinária será feita também na quinta-feira (14), às 10 horas, logo após o evento de apresentação.

Convidados – São aguardados na solenidade do Salão Nobre representantes de sindicatos, associações, ONGs e conselhos ligados à temática dos transportes em geral e das ferrovias em particular. Também foram convidados prefeitos, vereadores e membros da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Empresários, instituições públicas da área, agências de desenvolvimento e universidades também integram a lista de convidados.