O Geração vai ao ar no sábado, às 19 horas

Geração especial eleições aborda o desemprego entre jovens

Cerca de 60% das pessoas sem trabalho no Brasil têm entre 14 e 29 anos, segundo o IBGE.

04/06/2018 - 14:21

O programa Geração da TV Assembleia, do próximo sábado (9/6/18), destaca o problema no desemprego entre os jovens brasileiros. Uma pesquisa do IBGE, divulgada em maio, mostra que o número de jovens que nem estudam nem trabalham aumentou, na comparação com os anos de 2016 e 2017. A parcela da população de 15 a 29 anos que não estava empregada nem estudava cresceu de 21,8% para 23%, no período.

No centro ou na periferia, a busca pelo primeiro emprego tem sido um desafio para os jovens. Em geral, eles entram no mercado de trabalho quando conseguem uma colocação, muitas vezes, em cargos mais precários, pela falta de experiência.

Veja todos os vídeos do Geração
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade

No estúdio, a cofundadora e diretora de Projetos da ONG Fa.vela, Tatiana Silva; e Symaira Nonato, doutoranda do Observatório da Juventude da UFMG, que estudou a condição de jovens trabalhadores da Cruz Vermelha e acompanha a sua inclusão no mercado de trabalho.

Estudantes de cursos no Senai de Minas Gerais também participam e falam das suas experiências positivas com o programa Jovem Aprendiz e das formas como conseguiram conciliar estudo e trabalho.

Este é o segundo Geração especial das Eleições 2018 e abordou o debate com o objetivo de debater o porquê do desemprego ter aumentado com a crise; as alternativas de caminhos profissionais e carreiras do futuro; assim como as políticas públicas que deveriam ser implementadas para incluir os jovens no mercado de trabalho.

O programa Geração vão ao ar às 19 horas de sábado (9) e tem reprises no domingo (10), às 12h30; e na segunda (11), às 13 horas; e está disponível no portal da ALMG.