Comissão realiza visita à Regap na quinta (31) e audiência na sexta (1°)

Comissão do Trabalho realiza atividades na Regap

Deputados pretendem debater a greve dos petroleiros, contrária à política de preços de combustíveis da Petrobras.

30/05/2018 - 18:53

Com o objetivo de avaliar e debater a greve dos petroleiros, iniciada nesta quarta-feira (30/5/18) contra a política de preços de combustíveis adotada pela Petrobras, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) programou duas atividades na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), ainda esta semana.

Os deputados vão realizar uma visita na quinta-feira (31), a partir das 10 horas, e uma audiência pública na porta da unidade, na sexta (1º/6), às 8 horas.

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG) informou que a paralisação se deve à vinculação do preço dos combustíveis à variação do barril de petróleo no mercado internacional. Segundo o sindicato, a Regap está funcionando, inclusive com a permissão de saída de caminhões-tanque.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirma que não há risco de desabastecimento no País. De acordo com a federação, a intenção é prosseguir com a greve até a meia-noite de sexta-feira (1º).

Na terça-feira (29), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou o movimento ilegal e estipulou uma multa de R$ 500 mil por dia aos sindicatos que aderirem à paralisação, ao avaliar ação ajuizada pela Advocacia-Geral da União (AGU).

O requerimento para ambas as atividades é de autoria dos deputados petistas Rogério Correia, Doutor Jean Freire e Marília Campos e do deputado Léo Portela (PR).