Vetos do governador foram recebidos em fevereiro, na primeira reunião deste ano - Arquivo ALMG

Líderes chegam a consenso para destravar pauta do Plenário

Integrantes da Mesa da ALMG e Colégio de Líderes fecham acordo para apreciar vetos que estão sobrestando a pauta.

22/05/2018 - 14:23

Líderes de partidos e de blocos parlamentares e os integrantes da Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (22/5/18), e segundo o 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Lafayette de Andrada (PRB), chegaram a um consenso para destravar a pauta de votações do Plenário.

De acordo com o parlamentar, que falou com os jornalistas após a reunião, já nesta quarta-feira (23) devem ser votados dois dos 18 vetos que hoje estão na faixa constitucional, ou seja, têm preferência de votação sobre as demais matérias.

Não ficou definido, no entanto, quais serão os dois primeiros vetos a serem apreciados. Segundo o 1º-vice-presidente da ALMG, o líder do Governo, deputado Durval Ângelo (PT), deve ser designado em Plenário relator dos primeiros vetos, que ainda não receberam parecer.

Questionado sobre os demais projetos polêmicos que ainda precisam ser votados (como o Projeto de Lei (PL) 4.996/18, que prevê a cisão da Codemig), o deputado Lafayette de Andrada disse que nada foi decidido.

“Nossa prioridade agora é votar os vetos. Depois vamos tratar das outras matérias”, afirmou.

Sobre as questões relativas ao pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel, ele informou que esse assunto também não foi tratado na reunião com os líderes.