O Polo Vertentes abriu a série de visitas técnicas do PJ Minas

Polos do Parlamento Jovem de Minas recebem visitas técnicas

Municípios participantes de iniciativa da ALMG neste ano têm a oportunidade de integração e aprendizado.

29/05/2018 - 11:48 - Atualizado em 04/06/2018 - 12:43

Enquanto estudantes do Parlamento Jovem de Minas 2018 (PJ Minas) se mobilizam em oficinas e debates, ao longo dos meses de maio e junho acontecem as visitas técnicas aos polos regionais, promovidas por servidores da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Tendo como público-alvo os coordenadores e monitores do programa, as visitas são uma oportunidade para compartilhar informações sobre os trabalhos desenvolvidos em cada município e propor encaminhamentos para a realização das etapas regional e estadual.

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Leandra Oliveira, essas visitas técnicas ocorrem desde a regionalização do Parlamento Jovem de Minas, em 2014.

Elas têm o objetivo de aperfeiçoar a gestão do projeto em cada polo regional; promover maior interlocução entre os coordenadores; e operacionalizar ações que fortaleçam o projeto no polo e pactuar acordos para realização das próximas atividades.

Dez cidades já foram visitadas: Carandaí (Polo Vertentes), João Pinheiro (Noroeste), Uberlândia (Triângulo), Itamarandiba (Jequitinhonha/Mucuri), Montes Claros (Norte), Pains (Oeste), Cambuí (Sul I), Pouso Alegre (Sul IV), Matias Barbosa (Mata I) e Juiz de Fora (Mata II).

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política de estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG em parceria com câmaras municipais. Nesta edição, que aborda o tema "Violência contra a Mulher", participam 88 municípios, distribuídos em 16 polos regionais. 

Polos regionais promovem integração entre municípios

Coordenador estadual do programa, Ricardo Moreira esteve recentemente em Cambuí, numa visita técnica que contou com a participação de cinco municípios. “Foi uma visita muito produtiva, em um polo super participativo e dinâmico. Uma das cidades, Gonçalves, é novata no programa e está sendo muito bem acolhida e recebendo suporte dos demais. Nesse polo está havendo dificuldade na complexidade do tema deste ano. Ainda assim, foram ótimas as experiências de dinâmica e mobilização”, conta.

A assessora de comunicação da Câmara Municipal de Gonçalves, Monica Davi, descreve como fundamental a integração do município com os demais participantes.

“O Polo Sul I possui um excelente entrosamento, alcançado principalmente pelas atividades desenvolvidas em conjunto, como eventos de lançamento dos projetos, oficinas com os alunos, reunião dos coordenadores e excursão para visita guiada à ALMG. A apresentação de cada município, durante a visita técnica, foi fundamental para que todos estejam inteirados do andamento dos projetos em cada cidade e também foi uma oportunidade para que todos colaborassem com sugestões”, explica.

Ela reforça também que a integração está extrapolando as atividades ligadas ao Parlamento Jovem. “O projeto tem se mostrado profícuo na integração das câmaras de municípios vizinhos. Os vereadores e servidores das diversas Casas estão trocando informações e colaboração, aproveitando a oportunidade de se conhecer, se aproximar e trocar experiências”, completa.

Os próximos destinos das visitas técnicas são Belo Horizonte (Polo Metropolitano I), Guaxupé (Sudoeste), Maria da Fé (Sul II), Alfenas (Sul III), João Monlevade (Metropolitano II) e Caratinga (Vale do Rio Doce/Vale do Aço).