Assembleia vai homenagear o Estado de Israel

Os 70 anos de independência do país serão comemorados na próxima quinta-feira (24), em Reunião Especial de Plenário.

18/05/2018 - 12:36

O Dia da Independência do Estado de Israel será celebrado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (24), às 20 horas, em Reunião Especial de Plenário. O requerimento para a realização da solenidade é assinado por 29 parlamentares e tem como primeiro signatário o deputado João Leite (PSDB).

Em 1947, o diplomata Oswaldo Aranha inaugurou a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que discutiu a divisão da Palestina: 33 países, inclusive o Brasil, votaram a favor da criação de dois territórios, um para os judeus e outro para os árabes.

Seguindo esse entendimento, o Estado de Israel foi fundado há 70 anos, em maio de 1948, e, desde então, o país precisou lutar em diversas guerras para manter sua autonomia. Em menos de 24 horas após se tornar independente, se viu obrigado a lutar contra nações árabes que não o reconheciam, episódio que ficou conhecido como a Guerra da Independência.

Em 1951, foi criada a Legação do Brasil em Israel, na cidade de Tel Aviv, que em 1958 foi elevada à categoria de embaixada. A embaixada do país no Brasil foi criada em 1951. Brasil e Israel compartilham uma longa história de intercâmbio nas áreas técnica, científica e tecnológica.

Atualmente, Israel possui uma economia forte, com destaque para setores como a indústria e a agricultura. “Entre as 850 personalidades que conquistaram um prêmio Nobel, 180 são judeus. Temos muito o que aprender com essa nação de apenas 70 anos de fundação”, destaca o deputado João Leite.