O roteiro da peça foi inspirado na trilogia literária

Espetáculo solo sobre cultura latina é encenado no Zás

Atriz Michelle Ferreira sobe ao palco do Teatro nesta quinta-feira (17), às 19 horas.

14/05/2018 - 16:08

A atriz Michelle Ferreira vai apresentar uma peça solo sobre a cultura latino-americana no projeto Zás, nesta quinta-feira (17/5/18), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A dramaturgia "Desmemória América Latina" aborda questões culturais, políticas, econômicas e sociais dos povos desse território.

O roteiro foi inspirado na trilogia literária "Memória de fogo", de Eduardo Galeano, que trata da identidade dos latino-americanos. O espetáculo reconta a história dos países desse continente sob o ponto de vista dos colonizados, propondo uma reflexão sobre a construção de suas identidades.

História - Michelle Ferreira idealizou o espetáculo a partir de viagens a países como Cuba e Colômbia, onde percebeu semelhanças que se encontram em toda a América Latina. Porém, só em 2014, com uma bolsa do governo mexicano para uma residência artística, conseguiu finalizar a peça em parceria com o diretor mexicano Rodolfo Guillén.

A dramaturgia conta com canções de compositores como Caetano Veloso e a argentina Mercedes Sosa. Imagens históricas de alguns países, entre as quais as dos períodos de ditaduras, também são projetadas ao longo do espetáculo.

Michelle é graduada em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, com licenciatura em Teatro. Ela já ganhou alguns prêmios por suas atuações, como o de melhor atriz no 1º Festival de Monólogos Latino-Americano de Cuba (2012).

Assembleia Cultural - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, agora em novo dia e horário: às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte).

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.