Deputado Gustavo Valadares criticou os homenageados pela Medalha da Inconfidência
Deputado Sargento Rodrigues criticou o primeiro comando da Polícia Militar de Minas Gerais
Prisão de Lula é tentativa de enfraquecê-lo, segundo o deputado Cristiano Silveira
Projetos de deputados da oposição teriam tramitação prejudicada, segundo João Leite

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 24/4/18

Homenageados com a Medalha da Inconfidência, prisão do ex-presidente Lula e críticas à ALMG pautaram pronunciamentos.

24/04/2018 - 18:40

Medalha da Inconfidência
Para o deputado Gustavo Valadares (PSDB), a professora Heley de Abreu Silva Batista deveria ter sido uma das homenageadas na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, no último domingo (21). Conforme pontuou, a professora, que faleceu após salvar cerca de 25 crianças de incêndio numa escola em Janaúba (Norte), merecia a maior honraria concedida pelo governo. O parlamentar também criticou a decisão de retirar a cerimônia da Praça Tiradentes para um centro de convenções e de escolher o dirigente do Movimento dos Sem Terra (MST), Silvio Neto, para receber a medalha. “Vão negar que foi o MST que vandalizou o prédio onde a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, tem seu apartamento? Temos vídeos! Vejam as prioridades desse governo!”, afirmou. Em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) lembrou que a professora Heley foi agraciada com a Medalha Santos Dumont no grau ouro e, na ocasião, seu viúvo teria afirmado que a homenagem era um “conforto”.

 

Medalha da Inconfidência II
O deputado Sargento Rodrigues (PTB) também criticou as escolhas do Governo de Minas para a Medalha da Inconfidência. O parlamentar ponderou que a morte da vereadora Marielle Franco foi brutal e deve ser investigada, mas disse que familiares da carioca não deveriam ter recebido a honraria. “A vereadora não fez nada por Minas. Trinta e oito servidores da segurança pública morreram durante o governo de Pimentel. Quantos deles foram homenageados com medalhas? Onde está o Comando-Geral da Polícia Militar para lembrar o governador da importância desses policiais?”, reforçou. O deputado disse ainda que o primeiro comando da polícia do Estado é despreparado e se mantém no cargo por meio de "bajulações”. “Uma central de inteligência foi montada para atacar os adversários do atual governo e monitorar as redes sociais da tropa. Estamos vivendo o período mais negro da história da Polícia Militar de Minas”, completou.



Prisão de Lula
A tentativa de visita por parte do Frei Leonardo Boff e do escritor Adolfo Pérez Esquivel ao ex-presidente Lula, na Polícia Federal em Curitiba, foi tema do pronunciamento do deputado Cristiano Silveira (PT). O parlamentar afirmou que não há nenhuma prova de que Lula seria proprietário do triplex, o que seria a principal motivação para a sua prisão. “Não há nenhum documento nem nenhuma testemunha. E mesmo o depoimento do porteiro, que disse que dona Marisa teria pedido reformas no imóvel, foi desmentido pela invasão dos militantes, que registraram em vídeo que nenhuma mudança foi feita no apartamento”, reforçou. O deputado também criticou a prisão do ex-presidente numa solitária e a proibição de visitas, o que chamou de uma tentativa de deixar Lula abaixo da lei. “Hoje está mais claro o ‘grande acordo nacional’ e o golpe sofrido por Dilma. Essa prisão nada mais é que uma tentativa de impedir a candidatura do presidente Lula”, concluiu. 



Críticas à ALMG
O deputado João Leite (PSDB) fez uma série de críticas ao governo estadual, que incluíram o não repasse de recursos a hospitais, a falta de merenda escolar para alunos da rede pública e denúncias de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ele também criticou a ALMG, que estaria dando preferência à tramitação de projetos de deputados que chamou de “Classe A”. “A Proposta de Emenda Constitucional do deputado Rogério Correia já está na pauta. Além disso, a TV Assembleia dá preferência a eles, foram cooptados”. De acordo com o parlamentar, seria de sua autoria um projeto que daria o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista a uma rodovia, mas, segundo João Leite, a matéria estaria parada. Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues pediu ao diretor de Comunicação Institucional da ALMG, José Geraldo de Oliveira Prado, e ao presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que impeçam que a comunicação da ALMG se torne "um puxadinho do PT".

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.